Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

sábado, 20 de outubro de 2012

Horário de verão: estimulo no consumo de energia e seu efeitos no metabolismo humano.

MALVINAS NEWS NOSSO PORTAL DE NOTICIAS



A partir da zero hora do dia 21 de Outubro (domingo), se inicia o horário de verão para as regiões sudeste, centro-oeste, sul e para o estado de Tocantins. Com isso os habitantes destas regiões deverão adiantar em uma hora os seus relógios. 

O horário de verão no Brasil foi adotado pela primeira vez em 1 de outubro de 1931, através do decreto 20.466, e abrangia todo o território nacional. O objetivo continua o mesmo até hoje, o de estimular o aproveitamento da luz natural para economizar energia. Segundo o Ministério de Minas e Energias, o horário de verão deste ano, que vai até o dia 17 de fevereiro, deve gerar uma economia de 280 milhões de reais ao país. 

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), "O Horário de Verão tem como objetivo principal a redução da demanda máxima do Sistema Interligado Nacional no período de ponta. Isso é possível, pelo fato da parcela de carga referente à iluminação ser acionada mais tarde, que normalmente o seria, motivada pelo adiantamento do horário brasileiro em 1 hora. O efeito provocado é de não haver a coincidência da entrada da iluminação, com o consumo existente ao longo do dia do comércio e da indústria, cujo montante se reduz após as 18 horas". Mas essa mudança no horário afeta em alguns casos a saúde de pessoas que tem dificuldades em se adaptar. 

Porém algumas pessoas podem levar semanas para se acostumar, pois a mudança no horário afeta a produção de determinados hormônios realizados pela glândula pienal, cujo trabalho depende do ciclo solar. Isso quer dizer, que essa glândula produz hormônios, que fazem parte do metabolismo, regulando o ciclo do despertar e do sono. Isso dá à glândula um papel fundamental na regulação do relógio biológico. 

"Algumas pessoas são mais propensas a ter insônia, a ficar mais irritadas ou a perder a concentração com a mudança do horário. Porém, estimamos que em até dez dias todos consigam regular o relógio biológico e eliminar essa sensação de desconforto provocada pela hora a menos", diz a médica Andréa Sette, do Hospital São Luiz, em São Paulo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps