Malvinas News no AR
Nosso portal de notícias
cariri
"Seu Lunga'' em imagem de julho de 2013 (Foto: Lucas de Menezes/Agência Diário) |
Joaquim Santos Rodrigues, o "Seu Lunga", morreu por volta das 9 horas deste sábado (22) na cidade de Barbalha, no Cariri cearense. "Seu Lunga" tinha 87 anos e estava internado no Hospital São Vicente de Paulo há três dias, em Barbalha, por causa de um câncer de esôfago. O sepultamento será neste domingo(23) no Cemitério do Socorro, em Juazeiro do Norte. Comerciante, poeta e repentista ganhou fama no Nordeste pelos causos que citavam seu mau-humor.
"Seu Lunga" nasceu no dia 18 de agosto de 1927, no Sítio Gravatá, na zona rural do município de Caririaçu, na Região do Cariri. Viveu a infância com os pais e sete irmãos no município de Assaré, e com 16 anos foi morar em Juazeiro do Norte.
O cearense é um dos mais folclóricos nomes da cultura popular nordestina. Tornou-se personagem de inúmeras anedotas por suas respostas ao ''pé da letra'', diretas e intempestivas.
O apelido, recebeu de uma vizinha que passou a chamá-lo de Calunga que, com o tempo foi reduzido para "Lunga". Casado com dona Carmelita Rodrigues Camilo, era pai de 13 filhos, dos quais, dois morreram.
O corpo de Seu Lunga deixou o Hospital São Vicente de Paulo por volta das 14:30hs. Para o centro de velório anjo da guarda, onde haverá missa de corpo presente, hoje. E o sepultamento será amanhã no cemitério do Socorro, em Juazeiro do norte.
Outros detalhes: Com Gilberto Timóteo para o Jornal da Tarde do necrotério do Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo; áudio FM Padre Cícero
malvinas.news@gmail.com
edeoarte@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui, seu comentário.