Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Bispo Emérito da Diocese de Crato completa 66 anos de ordenação

Malvinas News Nosso portal de notícias
Regional
"66 de Ordenação Sacerdotal"

domnewton3
 Dom Newton Holanda Gurgel,
 Bispo Emérito da Diocese de Crato
(Foto: Reprodução)
Ontem, 17 de dezembro, Dom Newton Holanda Gurgel, Bispo Emérito da Diocese de Crato, completa 66 anos de ordenação sacerdotal. Dom Newton nasceu em 01 de novembro de 1923, em Acopiara- CE, e foi ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1949.  Recebeu a ordenação episcopal, em Roma, das mãos do Papa João Paulo II, no dia 27 de maio de 1979, se tornando Bispo Auxiliar da Diocese de Crato.
Em 17 de novembro de 1993, foi nomeado como quarto Bispo da Diocese de Crato. Em seu episcopado, que durou oito anos e meio, Dom Newton ordenou vinte e oito padres e criou quatro paróquias. Na Solenidade de abertura da Porta Santa, realizada último domingo, 13 de dezembro, na Catedral Nossa Senhora da Penha, apesar das dificuldades físicas próprias de sua idade, 92 anos, Dom Newton esteve presente e, após a entrada de Dom Fernando Panico, foi o segundo a passar pela Porta Santa.
O Seminário São José
Dom Newton sempre teve em seu episcopado preocupação especial com as vocações religiosas. Prova disso é que o Seminário Diocesano São José foi reaberto em 1994, devido o seu esforço em tornar a Diocese de Crato um celeiro de sacerdotes. Atualmente o Seminário Diocesano São José forma padres não só para a Diocese de Crato, mas também para as Dioceses de Iguatu, no Ceará, Cajazeiras, na Paraíba, Salgueiro e Petrolina, em Pernambuco.
A renúncia
Dom Newton teve o pedido de renúncia aceito em 2 de maio de 2001, em conformidade com o cânon 401§ 1 do Código de Direito Canônico (motivo de idade).  Até 29 de junho de 2001 ficou como administrador diocesano e partir desta data como Bispo Emérito.

Informações: Site da Diocese do Crato





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps