Fonte: G1 CE
A Companhia de Água e Esgotodo Ceará (Cagece) afirma ter detectado 1.261 fraudes em ligações de água no período de janeiro a maio de 2012, em todo o estado, em 1.439 km de instalações ficalizadas. De acordo com a companhia, em Fortaleza, foram encontradas 338 ligações irregulares. Já no interior do Ceará, o maior número de ligações clandestinas foi encontrada na região da Bacia do Alto Jaguaribe, 268.
Segundo a Cagece, as ligações clandestinas são "o grande vilão" para o fornecimento de água em bairros que sofrem atualmente com estes problemas como Potira, Quintino Cunha e Alagadiço Novo. Isto porque, quando um imóvel desvia água gera uma diminuição de pressão na rede. Além disso, de acordo com a companhia, uma ligação clandestina gera outros problemas operacionais que demandam investimentos que poderiam ser direcionado para melhorias nos sistemas.
Somente em Fortaleza, entre janeiro e maio de 2012, a Cagece afirma ter perdido 39.224.779 metros cúbicos de água distribuída por vazamento, submedições e fraudes. Nos casos de fraude, conforme a companhia, as ligações clandestinas representam perto de 70% do volume perdido, ou seja, aproximadamente 27,8 milhões de metros cúbicos. Este montante equivale ao abastecimento por cerca de cinco meses de consumo de cerca de 180 mil pessoas, considerando um per capita de 155 litros/dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui, seu comentário.