Bonde da Estrada de Ferro Campos do Jordão andou cerca de 30 metros fora da linha. O veículo parou ao lado de uma cruz, uma referência a um acidente idêntico ocorrido em 1959 (Foto: Renato Ferezim / G1)
Eram 16h 40 de sábado (3) quando o trem partiu da estação de Santo Antônio do Pinhal. Nele, 39 turistas que haviam passado o dia em Campos do Jordão, retornavam. Segundo comerciantes do local, nenhum deles havia comentado sobre qualquer anormalidade no passeio.
Chovia e havia neblina. Cerca de dez minutos depois da partida o trem entrava em uma descida em linha reta, de pouco mais de 300 metros. Segundo os passageiros, o veículo parecia desenvolver alta velocidade. Em uma curva, a Automotriz 02 da Estrada de Ferro Campos do Jordão saiu da linha, acertou um barranco e foi levando parte da vegetação do local. Andou fora da linha por pouco mais de 30 metros e parou exatamente ao lado de uma cruz de pedra.
A cruz é uma homenagem ao motorneiro - condutor do bondinho - Benedito da Silva, morto em 1959 em um acidente idêntico, ocorrido no mesmo local. "O trem veio em alta velocidade e desceu muito rápido. Machucou muita gente e morreu o motorneiro", diz Geralda dos Santos, de 60 anos.
Geralda não estava no trem neste dia, mas a cunhada, que morava no Rio de Janeiro, fazia o passeio pela primeira vez. "Ela ficou muito tempo depois com problemas de saúde devido ao acidente. Faleceu um tempo depois", diz a moradora em Santo Antônio do Pinhal que quando soube do acidente resolveu visitar o local.
Mesmo após o acidente deste sábado, a cruz de pedra permanece intacta. Ao lado dela está uma queda d´água e uma ribanceira. Se o trem tivesse seguido mais alguns metros, a tragédia poderia ter sido maior.
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