Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

sábado, 21 de novembro de 2015

Artistas que celebram o ânus dizem que espetáculo sofre preconceito por tabus da sociedade

Malvinas News Nosso portal de notícias
Ceará
"17º edição da Mostra Sesc Cariri de Culturas"

Relato do Tribuna do Ceará sobre o espetáculo causou choque em alguns leitores (FOTO: Divulgação)
Relato do Tribuna do Ceará sobre
o espetáculo causou choque em alguns leitores
(FOTO: Divulgação)
egundo o coletivo Macaquinhos, o espetáculo em que artistas colocam o dedo no ânus uns dos outros, apresentado na última quarta-feira, é uma crítica à imponência do hemisfério norte sobre o sul. O espetáculo paulista“Macaquinhos” gerou burburinho nas redes sociais cearenses esta semana. Isso porque imagens da apresentação artística, nas quais os participantes corriam em círculos enquanto colocavam o dedo no ânus uns dos outros, chocaram a muitos.Apresentado pela quarta vez, na 17ª edição da Mostra Sesc Cariri de Culturas, em Juazeiro do Norte, no Cariri, o espetáculo é inspirado no livro “O Povo Brasileiro”, de Darcy Ribeiro. Para os oito artistas envolvidos na intervenção, explorar o orifício anal é uma forma de criticar a imponência do hemisfério norte sobre o hemisfério sul. Apesar do choque da população ser visto pelo coletivo como resultado do tabu que ainda existe sobre o nu e, também, sobre o ânus, o grupo nega que o espetáculo tenha isso como objetivo principal.
Confira a entrevista do Tribuna do Ceará com Andrez Ghizze, Caio Cesar, Daniel Barra, Fernanda Vinhas, Luiz Gustavo Fernandes Lopes, Rafael Amambahy, Renata Alcoba e Teresa Moura Neves.
Tribuna do Ceará – O espetáculo existe desde 2011. Por quais cidades já passou?
Coletivo Macaquinhos Foram quatro apresentações, no Museu do Piauí, Galeria Vermelho, 22º Festival Mix Brasil de Cultura e Diversidade no CCSP e, agora, na Mostra Sesc Cariri de Culturas em Juazeiro do Norte.

Tribuna – Qual a idade e naturalidade dos artistas?
Macaquinhos – Sua maioria está na faixa etária entre 20 a 30 anos, vindos em sua maioria do estado de São Paulo e também de Salvador e Rio de Janeiro.

Tribuna – Os artistas são os mesmos desde o início ou a turma é renovada a cada temporada?
Macaquinhos O trabalho começou com três pessoas e, hoje, não saberíamos dizer com exatidão em quantos somos, pois o trabalho e as circunstâncias que ditam isso. Nós temos uma rotatividade natural do trabalho por conta de distâncias físicas e dificuldades que a dinâmica do próprio trabalho impõe.

“Como o Macaquinhos aborda uma parte subestimada do corpo humano e, para isso, lida necessariamente com o nudismo, é de se esperar reações de cunho mais conservador”. (Coletivo Macaquinhos)
Tribuna – A reação das pessoas tem ficado mais positiva ou negativa?
Macaquinhos – Apesar de serem quatro anos, apresentamo-nos quatro vezes. As opiniões são muito diversas, e acreditamos ser difícil sintetizar as reações em positivo e negativo.

Tribuna – Como foi a criação do enredo? De onde veio a inspiração?
Macaquinhos  Macaquinhos começou em 2011, em Teresina, com um convite de fazer parte de uma mostra de performances e instalações dentro do Museu do Piauí. Começou a partir da leitura do livro “O povo brasileiro”, de Darcy Ribeiro, assumindo a pluralidade do ser brasileiro e trazendo a metáfora do hemisfério sul, representados pelos povos misturados de negro, índios e europeus, no corpo. Questionando a imponência do norte sobre o sul e a ficção criada do entendimento de que o que está em cima é mais importante do que está embaixo, paramos para olhar para o cu, aprender a ir para o cu e aprender com o cu.

Tribuna – Em Juazeiro do Norte, antes mesmo da apresentação, algumas pessoas divulgaram imagens do espetáculo com comentários negativos. Vocês estão acostumados com esse tipo de situação? Por quê?
Macaquinhos – Sabemos que o nu e o próprio corpo humano, de um modo geral, sofrem o estigma de serem tabus nessa sociedade que produzimos juntos. Como o Macaquinhos aborda uma parte subestimada do corpo humano e, para isso, lida necessariamente com o nudismo, é de se esperar reações de cunho mais conservador. Existe ainda um fator importante a salientar: o fato da maioria das pessoas que comentam o trabalho terem acesso somente a fotos e vídeos editados, e não à apresentação ao vivo e na íntegra, que é o Macaquinhos em sua totalidade. A parcialidade desses recortes determina toda uma sorte de opiniões. 

Tribuna  Em que cidades a peça chocou mais?
Macaquinhos É uma discussão que atravessa as fronteiras regionais.

Tribuna – Qual o público que mais reclama da intervenção? São jovens, velhos, homens, mulheres?
Macaquinhos É uma discussão que atravessa todas as idades e sexo.

Tribuna – A arte, em especial a Macaquinhos, é feita para chocar mesmo?
Macaquinhos  Macaquinhos não é feito para chocar, mas temos consciência que isso pode acontecer com algumas pessoas.

“Questionamos a imponência do norte sobre o sul e a ficção criada do entendimento de que o que está em cima é mais importante do que está embaixo”. (Coletivo Macaquinhos)
Tribuna – Como vocês enxergam a arte no país? O brasileiro precisa conhecer mais sobre o tema?
Macaquinhos – O Brasil antropofagiza por essência. Ao mesmo tempo somos uma potencia artística e convivemos com frentes reacionárias: é um misto de liberdade de expressão e repressão. Essa fricção levanta discussões importantes para o nosso contexto atual e, por isso, é de extrema importância a existência do trabalho.

Tribuna Vocês já pensaram em desistir de apresentar a peça por causa dos comentários?
Macaquinhos Não. Pelo contrário, a repercussão é um sintoma que demostra a importância do trabalho: o quanto a nudez e o cu ainda são tidos como tabus. Desta forma, a viralidade que os materiais veiculados trazem nos estimulam a dar continuidade com as nossas investigações.

Tribuna Existem apresentações marcadas para este ano? E para o próximo?
Macaquinhos – Para este não, mas estamos pleiteando apresentações para 2016.

Fonte Tribuna do Ceará



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps