,
(Foto: Divulgação)
Pessoal, a partir de hoje até o dia 30 de outubro a cor azul vai ganhar destaque especial em vários países do mundo para chamar a atenção de duas doenças: câncer de próstata e diabetes. Conhecido como Novembro Azul, a campanha visa conscientizar a população masculina sobre a importância de diagnosticar o câncer de próstata o mais cedo possível. Além disso, o mês e a cor também são usados para alertar sobre a adoção de hábitos saudáveis na prevenção do diabetes. Eu e a Van já estamos de azul, e você?
Quem acompanhou o blog Saúde sem Neura durante o Outubro Rosa percebeu que temas relacionados ao câncer de mama apareceram semanalmente. O mesmo vai acontecer com câncer de próstata e diabetes, ok? Então, acompanhe!
Atenção, homens! Deixe o machismo e a vergonha de lado a partir de agora porque a forma mais eficiente de diagnosticar o câncer de próstata ainda é o exame de toque retal. A recomendação da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) é realizá-lo a partir de 40 anos. Na fase inicial, quando as chances de cura são maiores, o câncer de próstata não causa sintomas. Já na fase avançada, o paciente pode sentir vontade de urinar com urgência, dificuldade para urinar e levantar várias vezes à noite para ir ao banheiro, dor óssea, queda do estado geral, insuficiência renal e dores fortes.
Entre os fatores de risco para o surgimento da doença estão idade avançada, sendo o pico de incidência a partir dos 60 anos, excesso de peso, histórico familiar, sedentarismo e dieta rica em gorduras e açúcares.
Vida saudável também é o segredo para prevenir o diabetes tipo 2, que acomete 90% da população com a doença. Geralmente, o diabetes é decorrência de hábitos de vida ruins, exatamente como citei logo acima no caso do câncer de próstata.
O diabetes também é conhecido por ser uma doença silenciosa, ou seja, seus sintomas demoram a ser percebidos e, quando isso acontece, o quadro já está mais avançado. Os sinais mais comuns são sede excessiva, perda de peso, fome exagerada, vontade de urinar muitas vezes, difícil cicatrização de feridas, visão embaçada e cansaço. Fique atento!