MALVINAS NEWS NO AR NOSSO PORTAL DE NOTICIAS
FONTE O POVO ONLINE
Depois de protesto de alunos e docentes da Universidade Estadual do Ceará (Uece) que resultou, ontem, na ocupação da reitoria, no campus do Itaperi, o Governo do Estado anunciou a nomeação de 61 professores efetivos para a instituição: 37 deles adjuntos (doutores) e 24 professores assistentes (mestres).
Por meio de nota, o Estado informou que os “novos profissionais irão lecionar tanto na Capital quanto no Interior e darão aulas nos cursos de graduação, pós-graduação e extensão”. De acordo com a nota, o “regime de trabalho da maioria dos professores será integral, com dedicação exclusiva”.
Durante o protesto, os estudantes e professores reivindicaram a contratação de mais docentes efetivos e a posse dos aprovados em concurso realizado em 2012. A avenida Dedé Brasil foi bloqueada por um carro de som. Centenas de estudantes se aglomeraram. Houve um princípio de engarrafamento. A ocupação acabou após alguns minutos, quando os manifestantes foram em direção à reitoria.
Precariedade
Reitor da Uece, Jackson Sampaio reconhece as deficiências no quadro docente. Segundo o reitor, o concurso a ser realizado tão logo o governador conceda autorização ofertará 151 vagas, todas geradas pela aposentadoria de professores. “Em seis anos, perdemos 227 professores por falecimentos, exonerações e aposentadorias”, exemplifica. Ele afirmou ainda que o concurso realizado em 2012 ofertou 76 vagas, mas nem todas foram preenchidas. “Para quatro (das vagas), não houve candidatos aprovados e 11 estão sub júdice (disputa judicial entre os candidatos)”, esclarece.
Presidente da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual do Ceará (Sinduece), Elda Maciel afirma que a Uece tem carência de 350 professores. “O que está havendo não é ampliação, mas reposição do quadro. Muitas turmas estão sem aulas e muitos alunos não vão se formar este semestre porque faltam professores.” Segundo Elda, as turmas do de Serviço Social são as mais prejudicadas. As unidades da Uece em Crateús, Itapipoca e Limoeiro estariam quase fechando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui, seu comentário.