MALVINAS NEWS NO AR NOSSO PORTAL DE NOTICIAS
FONTE O POVO ONLINE
Relaxe se você comprou ingresso para dois dos três jogos da Copa das Confederações na Arena Castelão e corria o risco de trabalhar justo na hora da partida. Será feriado municipal em Fortaleza nos dias 19 e 27 de junho, quando Brasil e México enfrentam-se e ocorre uma semifinal do campeonato no estádio, respectivamente. A confirmação foi feita ontem pelo titular da Secretaria Especial da Copa na Capital (SecopaFor), Domingos Neto, durante debate na Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) para tratar do legado deixado pelo torneio.
A medida não valerá para os três jogos porque Espanha e Nigéria disputam a permanência na briga pela taça num domingo, às 16 horas. Para a gestão municipal, é desnecessário decretar feriado nessas condições porque não afetaria a rotina de Fortaleza.
Algo bem diferente do duelo entre Brasil e México, marcado para uma quarta-feira, também às 16 horas, e da semifinal (cujos times e horário ainda serão definidos), agendada para uma quinta-feira. Balanço da Fifa indica 102.972 ingressos vendidos para as três partidas em Fortaleza - e 640 mil comercializados para as 12 subsedes.
O decreto dos feriados ainda não tem previsão de data para ser publicado no Diário Oficial do Município (DOM). Só assim eles têm validade. No entanto, o assunto é ponto pacífico entre o prefeito Roberto Cláudio e o governador Cid Gomes.
É preciso uma nova conversa entre os gestores porque ainda se deve definir detalhes quanto ao funcionalismo público, que dispõe dos chamados serviços essenciais ininterruptos (saúde, limpeza urbana etc) e pode ter ponto facultativo para o expediente até o meio-dia. No setor privado, os feriados valerão para o período comercial integral (de 8 horas às 17 horas). “Não teria sentido não ser (feriado) porque a população já para de qualquer forma. Estamos só finalizando como será regulamentado”, disse Neto.
Plano de mobilidade
O secretário também anunciou a conclusão do Plano de Mobilidade e Transporte para a Copa das Confederações, ocorrida ontem. Segundo ele, carros privados não entrarão na Arena Castelão. O estádio será acessado apenas por transporte público, táxis adaptados para pessoas com deficiência e veículos credenciados pela Fifa.
Os particulares devem ser deixados em bolsões de estacionamento que serão criados em todas as Regionais, distantes da Arena. Deles, motoristas e passageiros poderão pegar linhas gratuitas expressas (criadas exclusivamente para o evento e saindo dos bolsões a cada dez minutos) ou regulares. Basta apresentar o ingresso para ser beneficiado com o serviço.
A logística de deslocamento será apresentada até o fim do mês. “Esses bloqueios para veículos particulares são o de todo grande evento. Mas já criamos mapas com 59 rotas em interseção com as principais avenidas de acesso ao Castelão que poderão ser usadas para essas principais não engarrafarem”, adiantou Domingos.
Serviço
Saiba onde comprar ingressos na segunda fase de vendas, que inicia dia 1º/6, nas 12 cidades subsedes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui, seu comentário.