Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Ceará é o quinto do NE em pontos com Wi-Fi 20.05.2013

MALVINAS NEWS NO AR NOSSO PORTAL DE NOTICIAS
FONTE DIARIO DO NORDESTE

Foto: Al/SC


Ferramenta online lançada pela Anatel mostra os pontos de acesso Wi-Fi em todo o País
Os usuários de notebooks e dispositivos móveis - tablets e smartphones - muitas vezes ficam reclamando do acesso lento à internet da rede 3G de suas operadoras e desconhecem que, em alguns casos, o local onde estão dispõe de conexão Wi-Fi - oferecida pela própria operadora, muitas vezes, que ajuda a desafogar o tráfego.

 Para auxiliar os usuários nesse sentido, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) inaugurou um novo serviço online em seu sistema "Fique Ligado", que informa sobre os locais onde há pontos de acesso (os chamados "hotspots") com a tecnologia Wi-Fi.

A operadora de telefonia Oi conta atualmente com 80 mil pontos de acesso sem fio à internet via Wi-Fi e pretende fechar este ano com um total de 500 mil ´hotspots" em todo o Brasil 
Inaugurado no ano passado, o Fique Ligado apresentava até então somente a localização de telefones públicos.[

 Agora, com a inclusão dos hotspots, o serviço passa a ser bem mais útil nos dias de hoje. O site apresenta um mapa - utilizando a mesma plataforma do Google Maps - onde é possível checar informações como a localização georeferenciada de cada ponto de acesso, o tipo de estabelecimento que oferece o acesso e se a conexão é gratuita ou paga. Também é possível obter informações como velocidades mínima e máxima de navegação, além de restrições e dicas de uso.

São 24.154 hotspots em todo o país. De acordo com o Fique Ligado, a cidade de Fortaleza conta com 232 pontos de acesso Wi-Fi. Desse total, 223 são pagos, oito contam com opções pagas e gratuitas e somente um é totalmente gratuito. Em todo o Ceará, são 319 pontos.

No Nordeste, onde há 3.612 ponto de acesso, a Bahia é o estado com maior número de hotspots, totalizando 1.324 pontos. Dos nove estados nordestinos, o Ceará fica na quinta posição, superado também por Pernambuco (677 hotspots), Sergipe (381) e Paraíba (339). O estado com menor quantidade de pontos de acesso Wi-Fi é o Maranhão, com 61.

Estratégia

A conexão Wi-Fi - disponível através de uma rede local sem fio que geralmente exige do usuário uma senha - é vista como uma estratégia pelas operadoras de telefonia para desafogar o tráfego em suas redes móveis (2G, 3G e, agora, 4G). Só a operadora Oi quer ter 500 mil pontos Wi-Fi no Brasil até o fim do ano. "Estes pontos complementarão nossa rede aos clientes de 3G ou banda larga fixa", afirmou à agência Estado o diretor de desenvolvimento e gestão de novos negócios da Oi, Abel Camargo.

A empresa conta atualmente com 80 mil hotspots no País. A maioria dos pontos de acesso apontados pela ferramenta da Anatel na capital cearense são iniciativas da Oi, com velocidade média de 1 Mbps.

Um dos focos da empresa será crescer em estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes ou redes de fast food e lojas, assim como em aeroportos e shoppings do país. Isto por conta do grande fluxo de pessoas nestes locais, cuja conexão 3G é deficiente. "Além de atrair os clientes da Oi, é possível acessar de forma avulsa, com a compra de conexão por uma hora ou um dia", diz Camargo.

Outra meta da empresa é oferecer Wi-Fi em todas as cidades-sede da Copa do Mundo. Segundo ele, a rede já está instalada em Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre. "Essa cobertura poderá completar as redes de 3G e 4G nos estádios", projeta. A transmissão, neste caso, chamada "outdoor", acontece por meio de antenas instaladas em pontos estratégicos.

Além disso, outros pontos públicos, como praças e praias, devem ganhar cobertura adicional. Alguns dos locais públicos que já contam com Wi-Fi da Oi são áreas como a praia do Mucuripe, em Fortaleza; a orla do Rio de Janeiro; o Pelourinho, em Salvador; a praia de Boa Viagem, no Recife; e o Mercado Municipal de Porto Alegre. "Vamos seguir buscando pontos de grande circulação", ressalta.

Aplicativo para Android

A Oi conta ainda com um aplicativo, para aparelhos com sistema operacional Android, que facilita a conexão dos usuários à rede Oi Wi-Fi, conectando a rede automaticamente, dentro das áreas de cobertura. Segundo Camargo, este aplicativo já conta com 270 mil downloads. O software oferece também um mapa que localiza os pontos de acesso. Os clientes de alguns pacotes de internet da empresa têm direito ao acesso gratuito nos hotspots espalhados pelo país.

Mais informações
O serviço da Anatel para localização de pontos Wi-Fi pode ser acessado no endereço http://sistemas.anatel.gov.br/sgmu/fiqueligado/wifi.asp#. 

Claro, Embratel e NET lançam acesso gratuito
As operadoras de telecomunicações Claro, NET e Embratel anunciaram uma nova oferta de serviço convergente de banda larga, em um momento no qual o controlador América Móvil analisa a união das três companhias. O novo serviço permitirá que os clientes das três operadoras tenham acesso a pontos de conexão Wi-Fi em diversas cidades, gratuitamente.

O novo serviço de Wi-Fi já pode ser acessado nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife e Salvador. A meta é de que aos poucos outras cidades sejam incluídas, como Fortaleza e Manaus.

O serviço oferece conexão à internet em locais públicos como shoppings, aeroportos, bares, hospitais e parques, por meio de senha e login para os clientes NET e Embratel. Os clientes Claro com produtos como smartphone, tablets e notebooks terão acesso automático.

Segundo as empresas, o lançamento do Wi-Fi é estratégico para atender as novas demandas trazidas pelos grandes eventos que serão realizados no País - a Copa do Mundo de futebol da Fifa, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016.

Para integrar a plataforma das três empresas foram gastos pela América Móvil US$ 100 milhões, divididos igualmente entre as operadoras. A previsão é de que ainda sejam investidos R$ 10 bilhões neste ano nas empresas do grupo no Brasil, o mesmo nível de investimentos feito no ano passado.

Pioneirismo no 4G
Em abril, a Claro - que entre as três companhias do grupo mexicano é a que tem o maior número de clientes (66 milhões) no Brasil - fez o lançamento de sua rede de internet móvel de quarta geração (4G). Em Fortaleza, o serviço 4G da Claro cobre 80% da cidade. A companhia foi a primeira operadora a oferecer planos de banda larga 4G na capital cearense. 
picasion.com
gif maker picasion.com is here

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps