MALVINAS NEWS NO AR NOSSO PORTAL DE NOTICIAS
A proposta foi aprovada com voto favorável do senador Pimentel
O Senado aprovou na noite de terça-feira (28/5), com voto favorável do senador José Pimentel (PT/CE), a criação da Universidade Federal do Cariri, no Ceará. A UFCA funcionará em Juazeiro do Norte e beneficiará, além dos estudantes cearenses, universitários de municípios da Paraíba, Pernambuco e Piauí. A universidade foi criada por desmembramento da Universidade Federal do Ceará para atender novas regiões.
Ao relatar o Projeto de Lei da Câmara (PLC 32/2013), o senador Inácio Arruda (PCdoB/CE) destacou o empenho dos senadores José Pimentel e Eunício Oliveira(PMDB/CE), assim como da bancada cearense na Câmara dos Deputados, para garantir a aprovação da proposta.
Os campi da Universidade Federal do Ceará, que hoje funcionam em Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato, passam a integrar a Universidade Federal do Cariri. O projeto também determina a criação de novos campi em Icó e Brejo Santo.
A nova universidade contará com 90 cargos de direção e 293 funções gratificadas para compor sua estrutura. O projeto prevê ainda 212 cargos de nível superior e 318 de nível médio. O reitor e vice-reitor da Universidade do Cariri serão nomeados pelo ministro da Educação e permanecerão no cargo até que seja aprovado o estatuto da UFCA. O prazo para aprovação do estatuto é de 180 dias.
O Senado aprovou, também na noite de ontem, a criação das universidades federais do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Marabá, e a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), em Barreiras. Os três projetos, de autoria do governo, foram aprovados em regime de urgência. As propostas seguem para sanção presidencial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui, seu comentário.