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quarta-feira, 27 de março de 2013

Ovo de Páscoa varia até 116%, revela Procon

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Fonte Diário do Nordeste


Além de pagar um preço mais "salgado" este ano, o consumidor cearense que deseja manter a tradição e o simbolismo de presentear parentes e amigos na Páscoa, com ovos de chocolates, está se deparando com variação de até 116,37% nos preços dos ovos de um mesmo tipo, marca, número e tamanho, nos supermercados de Fortaleza. Enquanto o ovo meio Laka, meio Diamante Negro, nº 21, de 500 gramas custa R$ 21,99, no Pão de Açúcar; o mesmo produto está sendo comercializado no Bompreço, por R$ 47,48, montante com qual o consumidor compraria dois iguais no primeiro estabelecimento comercial e ainda levaria troco de R$ 3,50.

Em outra situação, se a preferência for por um ovo Diamante Negro, também de 500 gramas, o consumidor pode encontrá-lo pelos mesmos R$ 21,99, no Pão de Açúcar e por até R$ 42,99, no supermercado Extra, por R$ 44,69, na Frangolândia, e por R$ 44,99, nas Lojas Americanas; o que revela uma diferença de até 104,59%, entre o menor e o maior preço disponível. Novamente, o consumidor paga um, pelo preço de dois produtos.

Atenção ao peso e número

Essas diferenças constam em pesquisa de preços realizada pelo Procon Fortaleza, em parceria com Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal do Ceará (UFC), realizada entre os dias 18 e 20 deste mês, em nove supermercados distintos da Capital cearense. Por três dias, os pesquisadores compararam preços de 80 tipos e variedades de ovos de chocolate, de cinco marcas diferentes.

Conteúdo extra 

Além das diferenças discrepantes nos valores de um mesmo produto, da mesma marca, a pesquisa identificou também que os números em gramas dos ovos não necessariamente conferem o mesmo peso, a mesma gramatura de chocolate, em outro, como se pensava, anteriormente. Os pesquisadores constataram que, enquanto um ovo Hello Kitty, nº 20, traz 250 gramas de chocolate, um Ouro Branco, formato de bombom, também nº 20, pesa 420 gramas, o que revela uma diferença de até 68% na gramatura de um mesmo produto.

´Burla´

Para a coordenadora do Núcleo de Educação do Consumidor (Educom) da UFC, Shandra Aguiar, essa constatação representa uma "burla à boa fé do consumidor", que acredita, ou pelo menos, imagina, por convenção numérica, que ovos de chocolate do mesmo número, têm o mesmo peso ou tamanho, independentemente da marca. "Acho que essa alteração é uma forma de enganar o consumidor", reforçou a coordenadora.

"Esses dados (diferenças de preços e variedade de tamanhos) mostram quanto importante é o consumidor pesquisar, antes de comprar qualquer produto", destacou o coordenador Geral do Procon Fortaleza, George Valentim, ao apresentar os resultados da pesquisa, ontem.

Ele ressaltou, no entanto, que como o mercado é livre e não há, ainda, no órgão Municipal, parâmetros para esses preços, não há porque notificar quaisquer um dos estabelecimentos ou marcas de chocolate. Valentin explica que esse é o primeiro levantamento do tipo que o Procon Fortaleza realiza e que o caráter é apenas educativo.

"Essa pesquisa serve somente para nortear às pessoas, os preços dos ovos de Páscoa, além de confirmar que vale a pena pesquisar, antes de comprar", aponta o executivo. Ele acredita que, ao divulgar os preços de diversos estabelecimentos comerciais, o Procon estimula a concorrência, podendo beneficiar o consumidor. Diante das disparidades dos preços, Shandra Aguiar recomenda que, além de pesquisar, as pessoas avaliem o peso dos gastos extras com "mimos" de Páscoa, no orçamento doméstico. "Não podemos nos deixar levar pelas aparências (formato, cores das embalagens)", alerta. A economista sugere que se evite levar as crianças para escolher o presente.

PROTAGONISTA

Uma tradição responsável por maiores gastos

Para o produtor de eventos, Mario Alves, consumir os populares ovos de chocolate durante a Páscoa é um hábito que pode ser evitado pelas pessoas, principalmente se elas refletirem sobre os valores cobrados. "Tudo bem que já é uma tradição, mas os preços estão exorbitantes e acaba não valendo a pena. É um costume que só serve para elevar os nossos gastos", opina. Mario garante ainda que, mesmo deixando de comprar os ovos, não abre mão de presentear parentes e familiares no período festivo. "Outros chocolates dão conta do recado", brinca.




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