Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Cariri é novamente uma das regiões mais chuvosas do Estado, confira todos os índices

Malvinas News no AR Nosso portal de notícias
REGIONAL

Pelo segundo dia consecutivo à região do Cariri foi uma das que apresentou os maiores índices pluviométricos nas últimas 24 horas. A pré-estação chuvosa no estado começou e de forma intensa. Das 19 horas desta quinta-feira às 7 horas de hoje, a Fundação Cearense de Meteorologia e de Recursos Hídricos havia registrado chuvas em 125 dos 184 municípios cearenses.

A exemplo de ontem, as maiores precipitações ficaram concentradas no Cariri.Apesar de o maior índice ter sido registrado na Região da Ibiapaba, como 145 mm em Novas Russas, o Cariri assumiu todos as posições subsequentes, com 132 milímetros em Cariús; 112 em Crato e Nova Olinda chovendo 109 milímetros. Em Juazeiro do Norte o órgão registrou 67 mm e Barbalha 13,5 milímetros. (Confira ao fim da matéria a relação completa das cidades do Cariri).

De acordo com a FUNCEME, a previsão para as próximas 48 horas é de ocorrência de chuvas localizadas em todo o Ceará, com maior probabilidade para as regiões Centro-Sul e Sul. O meteorologista do órgão, Raul Fritz explica que "As mais recentes precipitações foram ocasionadas por influência de uma área de instabilidade, de convergência de umidade, formada no Sul do País e que chegou ao Norte da Bahia e Sul do Piauí

As chuvas de pré-estação têm a característica de serem isoladas, diferentemente das ocorrências da quadra invernosa no período de Fevereiro a Maio, no sertão cearense, que são favorecidas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), sendo generalizadas.

Precisão de chuva para hoje (Foto: Reprodução/Funceme)

Prognóstico

Por volta do próximo dia 20 de Janeiro, a FUNCEME vai divulgar o primeiro prognóstico para a quadra invernosa de 2014. A cada mês, os dados serão atualizados. "Até Março é comum ocorrer mudanças significativas", explica Fritz. "Dessa forma o modelo atual pode variar em fim de janeiro e nos meses seguintes". "Um dos dados mais importantes é a localização da Zona de Convergência Intertropical, que favorece a ocorrência de chuvas no Ceará”, explica.

Esperança

A expectativa dos sertanejos cresce a cada dia. Com as chuvas intensas, de enxurradas, que fazem com que os rios, riachos e córregos fiquem cheios, desaguando nos açudes e elevando o nível dos reservatórios, que estão reduzidos e em situação muito crítica no Ceará, a esperança de um inverno melhor é grande. O ano passado, a região do Nordeste, sobretudo o estado cearense, registrou a pior seca dos últimos 30 anos.

Confira a relação pluviométrica de todas as cidades do Cariri:

Cariús132.0
Crato112.0
Nova Olinda109.0
Granjeiro90.0
Santana Do Cariri87.0
Missão Velha 68.0
Várzea Alegre67.0
Juazeiro Do Norte67.0
Porteiras66.0
Farias Brito63.0
Caririaçu51.0
Lavras Da Mangabeira32.0
Milagres28.5
Jardim26.0
Cedro18.0
Barbalha13.5
Brejo Santo13.0
Aurora12.0
Mauriti11.0
Aurora7.2
Ipaumirim5.0
Barro5.0
Baixio4.0
Umari3.0

FONTE FUNCEME



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps