Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

sábado, 14 de junho de 2014

Barbalha-CE: Procissão marca encerramento da festa de Santo Antônio

Malvinas News no AR Nosso portal de notícias
Local
Foto:Reginaldo Silva


Cerca de 30 mil pessoas participaram da procissão de encerramento da tradicional Festa de Santo Antônio de Barbalha, realizada no final da tarde desta sexta-feira (13). Ao som de cânticos em louvor ao santo padroeiro, animados pela banda de música do município, fiéis percorreram ruas e avenidas do centro histórico da cidade. As preces, propagadas através de três carros de som, foram repetidas por fiéis que preferiram acompanhar a procissão das calçadas de suas residências. 

Diferente do barulho profano produzido pelos milhares de turistas que compareceram à Barbalha durante os treze dias de comemorações, o momento sagrado de adoração ao padroeiro da cidade emocionou grande número de devotos. No período da manhã, houve celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano de Crato, dom Fernando Panico, em comemoração a 304ª Trezena de Santo Antônio de Barbalha, na matriz. A celebração contou com a participação de padres de diversas paróquias ligadas à diocese. Ambos os momentos sinalizavam o encerramento de uma festa centenária que atraí milhares de devotos todos os anos à cidade. 

A edição deste ano reuniu um público estimado em 500 mil pessoas, durante os treze dias de comemorações, atraídos, principalmente, pelo tradicional cortejo do pau da bandeira. A árvore utilizada como mastro da bandeira de Santo Antônio foi uma rama branca medindo em torno de 24 metros e com peso estimado em duas toneladas. A madeira foi extraída no sítio São Joaquim e, para chegar até a árvore, os participantes do corte tiveram que percorrer 3 km a pé pela mata fechada. Na ocasião, um trator de médio porte foi utilizado para abrir caminho e facilitar a caminhada dos devotos. Após quinze dias descansando na chamada “cama do pau”, a madeira foi deslocada nos ombros por dezenas de fiéis que se revezavam no transporte da madeira, durante um percurso de 7 km, até a sede do município. 

Além da tradição do cortejo do pau, a festa também garantiu a manutenção da cultura regional, através das apresentações de grupos tradicionais existentes no município, num total de 60 grupos. As comemorações resultaram, ainda, no aquecimento da economia local. O volume de negócios realizados pelos setores do comércio e de serviços no período dos festejos atingiu R$ 12 milhões, segundo cálculo preliminar apresentado pela Secretaria de Cultura e Turismo do município. 

Conforme a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barbalha (CDL), Maria Suzete de Luna Nascimento, o volume de negócios realizados durante a edição da festa neste ano superou em 30% o resultado obtido pelos lojistas no mesmo período do ano passado. Na avaliação da presidente da CDL, os benefícios gerados ao comércio não acabam com o encerramento dos festejos.  Este ano, o setor do comércio comemora um crescimento de vendas na margem de 30%, em relação ao mesmo período do ano passado. 

No campo da educação e cultura, foi desenvolvido, através de parceria entre as secretarias municipais de Cultura e Educação, um concurso para escolha do cartaz oficial da festa de Santo Antônio, edição 2014. A seleção contou com premiação para a escola, alunos e professores vencedores, além da divulgação do trabalho durante as comemorações em torno do Santo Padroeiro. O vencedor foi o aluno Antônio Barnabê de Souza Neto, aluno da professora Déborah de Jesus do Nascimento, da Escola de Ensino Fundamental Edson Olegário de Santana, localizada no Sítio Buriti, na zona rural. "O objetivo do concurso foi o de valorizar a tradição em torno da fé da população do Cariri em Santo Antônio. Isso se dá, também, através do repasse destes valores ao público mais jovem, sobretudo em relação ao cortejo do pau da bandeira", afirmou o secretário de Cultura de Barbalha, Antônio de Luna. 

Até o final do mês de agosto, conforme expectativa apresentada pelo próprio secretário, à festa deverá ser reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que estará realizando votação junto ao conselho nacional do órgão visando à outorga do registro de tombamento do festejo. Caso se concretize o tombamento, as comemorações passarão a ser conhecidas como Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha. “Estamos confiantes de que o processo de tombamento será confirmado pelo Iphan. Esse reconhecimento oportunizará um novo momento para as festividades, a partir do ano que vem”, concluiu Antônio de Luna. 

Fonte Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps