Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

segunda-feira, 21 de março de 2016

Ceará pode perder maioria do seu Rebanho

Malvinas News Nosso portal de notícias
Estado
"Escassez de Chuvas"

Animais aproveitam a pouca pastagem
 existente nesta quadra chuvosa
 (Foto: Honório Barbosa/Diário do Nordeste)
Os produtores rurais vivenciam um quadro de preocupação com a escassez de água e de alimentação para o rebanho bovino e ovino caprino. As perspectivas não são nada favoráveis para a atual quadra invernosa. 

Depois de quatro anos seguidos de chuvas irregulares, perda seguida de volume dos açudes, vários reservatórios estão secos. O temor é o agravamento da crise. 

Estima ­se que, sem reserva alimentar e dificuldade de produção de forragem, ocorra neste ano uma redução de até dois terços do rebanho cearense. 

O sertão cearense segue no quinto ano seguido de chuvas abaixo da média. As dificuldades de produção agrícola e de manutenção do rebanho se agravam a cada mês. 

As previsões são de chuvas abaixo da média até maio, quando termina o período invernoso no Estado. Na maior parte das regiões produtoras, não há pastagem natural suficiente para atender a demanda do período. 

Sem capital, os criadores não têm condições de adquirir ração para os animais. A situação ainda não é desesperadora, mas é de imensa preocupação. 

"Muitos criadores estão sem condições de manter o rebanho e o quadro tende a se agravar se for confirmada a previsão de chuvas reduzidas", disse o chefe do Departamento Técnico da Federação da Agricultura do Estado do Ceará (Faec), Jorge Prado. 

"Com todos esses anos de estiagem a tendência é o produtor vender os animais por falta de água e alimentação". Segundo Prado, 70% dos custos de criação estão ligados à alimentação. Sem água, não há como produzir forragem e milho. "A situação está complicada, pois o preço do litro do leite variando entre R$ 0,80 e R$ 1,00 não cobre os custos de produção. O nosso temor é perda do rebanho, da genética". 

Outro agravante apontado pelos produtores e lideranças do setor é a escassez de mão ­de obra no campo. 

"Os jovens não querem mais ir para roça, ficam aproveitando recursos do bolsa família e aposentadorias de pais e avós", afirma Prado. "Quem quer produzir não encontra condições e apoio". 

As lideranças rurais apontam que a agricultura de sequeiro (que depende exclusivamente de chuva) está inviável. 

O primeiro plantio feito na segunda quinzena de janeiro, quando houve boas chuvas, está perdido por causa do intenso veranico que castigou o sertão cearense no decorrer de todo o mês de fevereiro. 

"Em agricultura de subsistência não há que se falar mais, pois a lavoura está perdida e quase ninguém quer fazer uma segunda plantação", disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Evanilson Saraiva. 

A situação tornou ­se complicada para a agricultura familiar e para os médios e grandes produtores rurais que não encontram água e meios de manter a produção, principalmente, no decorrer do segundo semestre. 

Qual a saída? Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Faec têm apontado a necessidade de estratégia de reserva alimentar. Uma saída apontada por todos é o plantio da palma forrageira. 

"A maioria dos criadores resiste em fazer o cultivo da palma, que tem valor energético. quase igual ao milho, e implantar novas tecnologias", lamenta Prado. "Essa resistência aliada à crise hídrica agrava a situação da pecuária". 

O esforço da Faec e da SDA persiste. "É preciso investir em segurança alimentar para os animais", ressalta o coordenador da Cadeia Produtiva da Pecuária da SDA, Márcio Peixoto. "O governo está fazendo seu papel incentivando e apoiando o cultivo da palma forrageira". 

De acordo com números da SDA de 2007 para cá foram distribuídas 40 milhões de raquetes de palma forrageira. Para a safra 2015/2016, foram oito milhões de mudas. 

"É uma cactácea adaptada ao Semiárido, que pode substituir o milho, precisa de pouca água, e não exige grandes altitudes como se pensava no passado, pois isso é um mito.

Modelo 

Até bem pouco tempo, não se valorizava a palma, que somente era cultivada em solos ruins. 

"Hoje está em ascensão", assegura Peixoto. "Estamos com tecnologia de multiplicação das raquetes e somos modelo para outros estados da região nordestina que têm mais tradição no cultivo da cactácea". 

Uma raquete é fracionada em 12 pedaços e cultivada em um canteiro sombreado. Depois de 90 dias, o broto é levado ao campo. 

Na semana passada, um grupo de produtores da região Centro-sul do Ceará visitou área modelo de produção no Tabuleiro de Russas. 

Segundo os técnicos, a palma forrageira apresenta menor custo de produção em relação ao milho e à aquisição de farelo de soja. "É a saída para nossa região", frisa Peixoto. O coordenador do programa na região Centro-sul, Mauro Nogueira, da Ematerce, disse que, no passado, a facilidade de água e de cultivo do milho afastou os criadores da experiência com a palma. 

"Por aqui são poucos. Ainda há resistência. Não há outra solução, esse é o caminho". A meta do Estado, por meio de convênio com o Ministério da Integração Nacional, é de cultivar 30 mil hectares de palma forrageira até 2018. 

O programa começou em 2015 e 20% da meta já foram alcançados. No Ceará, somente três produtores em Tauá, Russas e Madalena são registrados pelo Ministério da Agricultura para venderem mudas à SDA e produtores.

Fonte: Diário do Nordeste


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps