Malvinas News Nosso portal de notícias
Ceará
A Maçonaria não se encaixa mais como sociedade secreta, mas sim como discreta (Foto: Bruno Gomes) |
Todo mundo já ouviu falar em Maçonaria pelo menos uma vez na vida. Seja nas aulas de História do colégio ou em rodas de conversa ou em livros e filmes sobre teorias da conspiração. O fato é que a organização habita e dá vida à imaginação de muitas pessoas, porém estas nem sempre se interessam em saber exatamente sobre o que se trata a instituição, muitas vezes por preconceito, ou acreditam em todos os mitos e suposições que a envolvem sem se preocuparem em verificar o que é verdade e o que é invenção.
De acordo com Alcides Araújo Bezerra, Grande Secretário de Ensino Maçônico da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará, o próprio nome utilizado pelos membros da irmandade dá uma forte dica sobre a história da organização. “Maçom” vem do francês “franco-maçom” e significa “pedreiro livre”. A ordem teve origem na Idade Média e funcionava como guildas (corporações de ofício) dos construtores civis. Foi assim que surgiu a “Maçonaria operativa”, uma corporação de pedreiros que tinham como segredo as técnicas de construção passadas para os membros da guilda: aprendizes, companheiros e mestres, hoje chamados de graus simbólicos da organização.
Com o passar dos anos e a decadência da profissão de construtor, as corporações começaram a aceitar intelectuais como membros da organização para não deixar que a mesma morresse. Desta forma surge, em meados de 1717, em Londres, a “Maçonaria especulativa ou moderna”, na qual, ao invés de construir edifícios de pedra, passaram a erguer templos dentro de si, para se aperfeiçoar como homem através do estudo e do conhecimento.
Ordem de paradoxos
“Hoje, se a gente for definir Maçonaria, é bem difícil. Porque ela não é religião, mas é religiosa. Ela não é uma escola filosófica, mas pratica filosofia. Ela não é um partido político, mas influi na política. Ela é patriótica, mas também universal. Ela conserva a tradição, mas acompanha o progresso da sociedade”, explica o Grande Secretário. Ele esclarece que a Maçonaria pode ser considerada uma escola que tem como objetivo o crescimento do ser humano para o aperfeiçoamento da humanidade.
Alcides também fala que a ordem não se classifica mais como sociedade secreta, mas sim discreta. “O que é uma coisa secreta? É aquilo que ninguém sabe onde está e não sabe nem que existe. E todo mundo sabe onde fica a Maçonaria, temos estatuto publicado no Diário Oficial, registrado em cartório, endereço, um letreiro bem grande e até pessoas que não são maçons participam das atividades. A gente só não tem necessidade de divulgar aos quatro ventos o que é que a gente faz”, esclarece.
Fonte Diário do Nordeste malvinas.news@gmail.com |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui, seu comentário.