Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

sábado, 15 de março de 2014

Eclipse lunar total poderá ser visto em todo o Brasil nesta madrugada

Malvinas News no AR Nosso portal de notícias
CIÊNCIA
FOTO REPRODUÇÃO


A partir das 2h58min deste sábado, 15, um eclipse lunar total poderá ser visto em todo o Brasil, até às 7h58min. Na ocasião, a Lua vai entrar totalmente na sombra da Terra e estará bem acima do horizonte.

O eclipse lunar deste sábado poderá ser visto do leste da Ásia, leste da Austrália, Oceano Pacífico, América do Norte, América do Sul e Oceano Atlântico, segundo informações do site Superinteressante. Um eclipse lunar ocorre sempre que a Terra fica entre o Sol e a Lua, cujo plano da órbita está inclinado 5,2° em relação ao plano da órbita da Terra.

Devido a inclinação da órbita, os eclipses não ocorrem em toda Lua Cheia, mas apenas naquelas que passam pelo ponto de cruzamento entre as duas órbitas. Nas redes sociais, usuários compartilham uma foto “chamando” para o fenômeno astronômico.

O próximo eclipse lunar total visível do ano de 2014 ocorrerá no dia 8 de outubro, mas poderá ser visto apenas do leste da Ásia, Austrália, Oceano Pacífico e da América do Norte. 

Como ocorre

No eclipse lunar, a Terra projeta uma sombra na Lua, que pode assumir a cor vermelha em sua área de penumbra, ou mais escura e cinza, quando a Lua entra na “umbra”. O fenômeno pode ser observado a olho nu, desde que seja noite durante o eclipse (que pode durar até cerca de 4 horas) e a Lua esteja acima do horizonte.

O tom avermelhado se deve à refração e dispersão da luz do Sol na atmosfera terrestre, que desvia apenas alguns comprimentos de onda. É o mesmo fenômeno que acontece durante o nascer e o pôr do sol. 

Quanto à observação dos eclipses lunares, não há nenhuma recomendação, diferentemente do que ocorre com os eclipses solares, que se vistos sem cuidados, podem danificar permanentemente a visão. No caso dos eclipses solares, Sol, Terra e Lua se alinham.
FONTE O POVO ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps