Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

sexta-feira, 28 de março de 2014

Se as mulheres soubessem se comportar haveria menos estupros'' diz a maioria dos brasileiros entrevistados em pesquisa

Malvinas News no AR Nosso portal de notícias
OPINIÃO

Maioria culpa mulheres pela motivação de agressões sexuais, diz pesquisa



"Se as mulheres soubessem se comportar haveria menos estupros”, concordaram, total ou parcialmente, 58,5% dos 3.810 entrevistados no estudo ''Tolerância social à violência contra as mulheres'', realizado em maio e junho de 2013 pelo Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e divulgado nesta quinta-feira, 27. As mulheres representaram 66,5% do universo de entrevistados, que foram questionados se concordavam ou não com frases sobre o tema. 


A pesquisa aponta ainda que 65% dos entrevistados concordam com a afirmação: "mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas". Dessa forma, a violência contra a mulher pode ser encarada ''como uma correção. A mulher merece e deve ser estuprada para aprender a se comportar. O acesso dos homens aos corpos das mulheres é livre se elas não impuserem barreiras, como se comportar e se vestir 'adequadamente'".

No levantamento, 91% dos entrevistados concordaram, total ou parcialmente, que "homem que bate na esposa deve ir para a cadeia"; 78% concordaram totalmente com a prisão para maridos que batem em suas esposas; 63% concordaram que “casos de violência dentro de casa devem ser discutidos somente entre os membros da família”; 89% tenderam a concordar que "a roupa suja deve ser lavada em casa"; e 82% que "em briga de marido e mulher não se mete a colher".

O estudo considera paradoxal o fato de parte expressiva dos entrevistados concordarem que "em briga de marido e mulher não se mete a colher" e ao mesmo tempo concordarem com a prisão do marido violento, o que pode ser entendido como intromissão da "colher" do estado na briga do casal, tornando pública a "lavagem de roupa suja". 

A aparente contradição se desfaz, segundo a pesquisa, quando os entrevistados mostram que aderem “majoritariamente a uma visão de família nuclear patriarcal, ainda que sob uma versão contemporânea. Nessa visão, embora o homem seja ainda percebido como o chefe da família, seus direitos sobre a mulher não são irrestritos, e excluem as formas mais abertas e extremas de violência”. Quase 64% dos entrevistados concordaram, total ou parcialmente, que o “homem deve ser a cabeça do lar”. Ao mesmo tempo, 89% discordam da afirmação de que “um homem pode xingar e gritar com sua própria mulher”.

A pesquisa também traz dados em relação ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. 51,7% dos entrevistados concordaram, total ou parcialmente, com a afirmação de que “casamento de homem com homem ou de mulher com mulher deve ser proibido”; 40,5% discordaram, total ou parcialmente da afirmação de que “Casais de pessoas do mesmo sexo devem ter os mesmos direitos dos outros casais”. Os jovens apresentaram maior tolerância à homossexualidade no estudo. Considerando a religião dos entrevistados, os evangélicos foram o grupo mais intolerante à homossexualidade.
FONTE O POVO ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps