Malvinas News no AR
Nosso portal de notícias
ENTRETENIMENTO
FOTO RERODUÇÃO
O site oficial de Renato Russo entrou no ar há menos de 24 horas (apesar de estar apresentando instabilidade técnica), mas já está criando polêmica. Em seu Facebook, Marcelo Bonfá, ex-baterista da Legião Urbana, compartilhou uma mensagem na qual Carlos Taran, ex- empresário de Dado Villa-Lobos e de Marcelo Bonfá critica a forma como a família de Renato trata o legado do grupo.
Segundo o músico, Taran foi responsável por lidar com a família Manfredini todas as vezes que Bonfá e Dado subiram ao palco entre 2009 e 2013, pois eles não têm o direito de usar o nome Legião Urbana comercialmente.
Foi ele quem teve que lidar com todos as questões relacionadas ao uso do nome da Legião Urbana pelos produtores destes grandes eventos e que desde então acumula os documentos e fatos relacionados aos transtornos causados a nós pelos 'atuais' detentores do nome da banda que foi construída ao longo de décadas por Renato, Dado e Marcelo Bonfá."
No longo texto, Taran conta que há quatro anos a EMI lançou o site da Legião, que recebeu entre 2010 e 2012 "milhares de conteúdos por parte dos fãs, imagens únicas e irrepetíveis! Muitos também do acervo familiar do Dado Villa-Lobos e do Marcelo Bonfá."
Segundo ele, em 2012 a EMI disse que não poderia continuar mantendo o site e transferiu a titularidade para a família Manfredini, sem consultar Dado e Bonfá.
Hoje, quem digita www.legiaourbana.com.br é direcionado para o site oficial de Renato, lançado na última quinta-feira. Taran critica ainda uma entrevista dada por Giuliano Manfredini, filho de Renato, na qual ele diz que o site não era atualizado desde 2006.
"Eu já não sou empresário do Dado e Bonfá mas, como não ficar indignado ao ler uma coisa dessas?", question a Taran. "Como estava desatualizado desde 2006 se foi lançado em 2010? E como vão se sentir os fãs que entre 2010 e 2012 escanearam e enviaram os seus tesouros? O que aconteceu com esse material? Está com quem? Vai ser usado? Caso sim, com autorização de quem?"
Taran ressalta ainda que as disputas judiciais de Giuliano contra Bonfá e Dado não ficaram para trás. Os dois ganharam (e perderam logo em seguida) na justiça o direito de usar o nome Legião Urbana comercialmente.
"Esse assunto está mais vivo do que nunca e está na justiça brasileira", afirma. "O Dado e Bonfá não vão desistir do que é deles por direito. Ninguém pode tirar o patrimônio artístico e histórico deles. Não se trata de dinheiro, se trata de honra."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui, seu comentário.