A ideia de Aluizío Nery Filho quanto a colocação de um letreiro gigante na Colina do Horto com o texto: “Juazeiro do Norte a Capital da Fé” não tem a simpatia de todos. Ele manteve contatos com o governador Cid Gomes e o Secretário das Cidades, Camilo Santana, que prometeram dar o apoio financeiro à iniciativa. Pelos menos três conhecidas personalidades de Juazeiro se insurgiram contra a ideia. São a Irmã Annette Dumoulin, a psicóloga Maria do Carmo Forti e o professor Renato Dantas.
A Irmã Annette até parabenizou Maria do Carmo pelo artigo que escreveu sobre o assunto, dizendo que condena esse tipo de marketing “caro em dinheiro e barato e pobre em sentido e espiritualidade”. Ela lança um apelo pedindo que usem esse dinheiro no reflorestamento do Horto ou na despoluição do Rio Salgadinho “para preservar a mãe natureza desse Cariri encantado”.
Para a religiosa, o Horto e o Santo Sepulcro são lugares considerados sagrados e acrescenta sobre sua opinião contrária, também, em relação ao projeto do teleférico. “Tudo isso vai matar e desacralizar a originalidade e a riqueza do Juazeiro”, disse pedindo “socorro” ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Na opinião dela, quem quiser conhecer por dentro o mistério do Horto sobe pela via sacra do caminho que “meu Padrinho” subiu tantas vezes a cavalo ou a pé para se recolher e rezar.
Mais à frente a Irmã Annette diz não ser contra a evolução da cidade e nem a modernização, “mas pelo amor a Juazeiro do Padre Cícero não matem a sua alma”. Já o professor Renato Dantas considera o projeto uma aberração e concorda com a psicóloga Maria do Carmo. Ele lembra que a idéia foi encaminhada à Comissão do Centenário, ainda em 2009, e foi reprovada por unanimidade. O professor acha que pode descaracterizar ainda mais o Horto
Já o professor e jornalista Daniel Walker considerou a idéia do letreiro gigante como ótima. Ele faz apenas uma ressalva que seria o texto ao invés de Capital da Fé, “Juazeiro do Norte é Oração e Trabalho”. Para tanto, submeteu sua idéia à apreciação de Aluízio Nery antes que a mesma venha a ser executada.
Fonte: miseria.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui, seu comentário.