Um prédio desabou por volta das 16h20 desta quarta-feira, no bairro de Massaranduba, em Salvador (BA), e deixou dois feridos. De acordo com a Defesa Civil, eles foram encaminhados a hospitais. Inicialmente, o Corpo de Bombeiros disse que cerca de 15 pessoas haviam sido soterradas.
De acordo com a 3º Delegacia de Polícia, que registrou o caso, a dona de casa Ana Cristina Moreira Dantas, 38 anos, que mora no imóvel, foi soterrada. Segundo a filha dela, uma adolescente de 16 anos, a vítima foi retirada lúcida e com escoriações. Um vizinho do prédio, cuja residência também foi atingida, foi ferido pelos escombros.
Às 18h15, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) informou que, segundo um engenheiro do órgão, provavelmente uma pessoa continuava soterrada. As unidades para onde foram levados os feridos não foram informadas.
O desabamento aconteceu na rua Rafael Uchôa, próximo à Igreja Batista do bairro. Segundo o morador José Ricardo Oliveira, o imóvel era uma casa de quatro andares que estava em obras no último pavimento. Ele afirmou que, apesar da reforma, pessoas moravam no térreo. A filha de Ana Cristina afirmou que havia rachaduras na estrutura e que, sempre que chovia, entrava água no prédio.
Equipes do Corpo de Bombeiros, Codesal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e agentes da 17º Companhia de Polícia Militar e da 3º Delegacia de Polícia acompanharam o trabalho de resgate.
Em 48 horas, o volume de chuva em Salvador ultrapassou a média prevista para todo o mês de novembro, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O mau tempo já provocou o desabamento de ao menos 11 casas na capital baiana, segundo dados da Defesa Civil e dos bombeiros. Não foram registrados feridos nas ocorrências.
A Defesa Civil recebeu, até as 17h58 de hoje, 359 solicitações de emergência, sendo 210 deslizamentos de terra, 17 desabamentos parciais, 48 ameaças de desabamento de imóvel e 16 desabamentos de muro. Os bairros com mais solicitações foram São Caetano, Fazenda Grande do Retiro, Sussuarana, Castelo Branco, Tancredo Neves e Mata Escura. A Codesal continua de plantão durante 24 horas através do número 199, ligação gratuita.
Segundo previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), o tempo deve continuar fechado nesta semana na Bahia, mas com melhoras gradativas a partir de quinta. A agência meteorológica Climatempo informou que Salvador acumulou em nove dias proximadamente 243 mm de chuva, 105% acima da média normal para o mês.
Fonte: agência A Tarde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui, seu comentário.