A Romaria de Finados ou da Esperança, como vem sendo chamada ultimamente, terminou nesta quarta-feira ganhando indicativos de ter sido uma das maiores e mais bem organizadas dos últimos tempos. Essa avaliação positiva foi feita pelo Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, para quem os peregrinos se espalharam por quase toda a cidade. Ele disse ter conversado com muitos fiéis e sentiu o grau de satisfação por conta dos elogios.
O principal deles, conforme pontuou, foi a desocupação de algumas ruas centrais com a retirada dos camelôs e devolvendo-as aos romeiros o que já ocorre desde a romaria de setembro, mas nem todos tinham conhecimento. Os cerca de três mil vendedores foram concentrados nos boxes do Centro de Apoio aos Romeiros, nas praças do Socorro e Memorial e em derredor do Santuário de São Francisco. De acordo com Zé Carlos, comerciantes do Centro de Apoio já gostaram mais do movimento ali.
Ele disse que todo o trabalho teve o apoio do prefeito Manoel Santana o qual ganhou manifesto de gratidão pela organização feito por Dom Fernando Panico na liturgia de despedida dos romeiros. Já a Promotora de Justiça, Alessandra Magda Ribeiro elogiou a evolução nos serviços de limpeza pública que contou com a mão de obra de aproximadamente 250 garis ingressando pela madrugada. A represente do Ministério Público também disse ter notado melhoria nos serviços dos ranchos.
Outro aspecto ressaltado pelo titular da SETUR foi a tranqüilidade na área policial com poucas ocorrências no período. Para ele, a própria desocupação de ruas centrais ajuda no sistema de segurança com maior mobilidade dos responsáveis. Já a temperatura amena contribuiu com a peregrinação e o setor de saúde não registrou óbitos de romeiros o que sempre ocorre nesse período. Ao dispor dos fiéis, o município instalou 80 banheiros químicos em pontos estratégicos e sempre higienizados.
A visitação ao Memorial Padre Cícero também registrou incremento com quase 10 mil pessoas circulando pelo museu. Da mesma forma, o túmulo do Monsenhor Murilo de Sá Barreto foi bem visitado e ganhou muitas coroas de flores. Uma equipe da SETUR distribui com os romeiros cerca de 10 mil exemplares do livreto “Uma Boa Conversa com Padre Cícero”, cuja reimpressão foi determinada pelo prefeito Manoel Santana. Para conhecer de perto a romaria, vinte alunos do curso de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense estiveram em Juazeiro e ficaram impressionados com as manifestações de religiosidade popular em torno do Padre Cícero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui, seu comentário.