NOTICIAS E INFORMAÇÕES TUDO EM SÓ LUGAR
O Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio, exarou decisão liminar suspendendo a eleição suplementar direta para prefeito e vice de Antonina do Norte que estava programada para este domingo, dia 13 de novembro. Ele acatou ação impetrada pelo PSB, através do ex-prefeito Edison Afonso de Carvalho, que foi o prefeito eleito em 2008 e teve o mandato cassado sendo afastado no dia 4 de outubro último. Ele propôs a realização de uma eleição indireta no Poder Legislativo.
Três candidatos estavam em campanha na disputa pelos quase cinco mil votos dos eleitores de Antonina do Norte. Joaquim Arraes (PMDB), Eron Matos (PP) e Antonio Filho (PDT). Este último foi presidente da Câmara Municipal e é o prefeito interino desde a vacância do cargo. Ele contaria com o apoio do deputado estadual Sineval Roque, enquanto o irmão do parlamentar e ex-prefeito, Iteíldo Roque, nutria simpatias pela candidatura de Eron Matos.
Joaquim se apresentava como candidato de oposição às duas últimas gestões. A cassação de Edison Afonso foi motivada por denúncias de abuso do poder econômico quando teria patrocinado a viagem de eleitores desde o Rio de Janeiro para votarem em Antonina do Norte. A anulação do pleito direto pelo TSE muda as estratégias políticas, pois a escolha do candidato será feita por nove vereadores com assento no Poder Legislativo em data a ser marcada.
O pleito direto com a participação do eleitorado foi marcado para um período de apenas 40 dias após o afastamento do prefeito quando a lei prevê 90 dias. Isso prejudicou o calendário e o tribunal acatou a idéia da eleição indireta sem a necessidade de acionar a máquina eleitoral. No despacho, o Ministro Marco Aurélio alega o desrespeito aos prazos legalmente estabelecidos para a eleição suplementar. Na eleição de 2008, Edison Afonso venceu com 51,13% dos votos válidos.
Em segundo lugar ficou Joaquim Arrrais com 42,71% e Eron em terceiro com 6,16% dos sufrágios. Agora, serão apenas nove eleitores quais sejam: Francisco Silvio Sampaio Neto e Antonio Roque de Alencar (PSB), Helena Sousa Bezerra, Romero Aguiar de Freitas e Maria Pereira de Oliveira (PSDB), Jose Roselir do Carmo (PP), além de Antonia Palácio Bezerra, João Ananias Arrais e Antonio Roseno Filho (PDT)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui, seu comentário.