Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

terça-feira, 29 de outubro de 2013

ALERTA: Homem com raiva humana está em coma induzido; quadro irreversível

Malvinas News no AR Nosso portal de notícias

O Piauí registrou o segundo caso de raiva humana neste ano de 2013. O primeiro aconteceu em Parnaiba.

O Piauí registrou o segundo caso de raiva humana neste ano de 2013. O primeiro aconteceu em Parnaiba e o segundo aconteceu em Pio IX, 430 a Sudeste de Teresina.
De acordo com a edição desta terça-feira (29/10) do jornal O Dia, o caso aconteceu em um agricultor, de 50 anos de idade que foi mordido na mão por um sagui durante uma caçada, na zona rural. O quadro dele é estável, mas a doença é considerada 100% letal. O agricultor está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), do Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela. Em Parnaiba, o caso também aconteceu após a mordida de um sagui.
Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Telma Evangelista, o paciente foi mordido há cerca de dois meses, mas só agora, com os sintomas manifestos, procurou ajuda. “O quadro dele é estável, ele está entubado e em coma induzido. Já fizemos alguns exames clínicos, epidemiológicos e laboratoriais. Iremos refazer alguns. Infelizmente a raiva humana é uma doença 100% letal, que leva a morte em menos de 30 dias depois dos sintomas manifestarem”, explicou, lembrando que, no caso em questão, o paciente foi mordido, mas não foi se vacinar.
A vacina é considerada fundamental para evitar a doença. “Mas a vacina deve acontecer imediatamente após a mordida”, alerta Telma Evangelista. São vários os transmissores da doença. Entre eles os animais domésticos como gatos e cachorros, mas também animais como bovinos, equinos, caprinos e os animais silvestres como morcegos, macacos, saguis, gambás, gato do mato. “Todos os mamíferos são transmissores da raiva”, frisa.
Ela salienta que a doença pode ser transmitida por meio da mordida, arranhaduras mais profundas e ainda por meio de lambidas em pele com feridas. Entre os sintomas da doença está a febre alta, dor no local da lesão, esparros, convulsões, hidrofobia, fotofobia e irritabilidade reflexa.
O primeiro caso de raiva humana deste ano foi detectado em maio. Um homem de 41 anos natural de Parnaíba foi mordido no dedo por um sagui e posteriormente também apresentou os sintomas. Segundo relatos do Ibama, à época, o homem costumava capturar esses animais para depois comercializá-los.
Telma Evangelista alerta que é importante que as pessoas tenham consciência e não tentem domesticar esse tipo de animal para cria-los. “Qualquer animal silvestre é transmissor da raiva. Então, é importante que as pessoas não tentem domesticá-los para criar em suas casas”, finaliza a diretora.

No dia 12 de marçode 2013, em Barbalha um garoto morreu na UTI do Hospital São Vicente de paulo, em conquencia de raiva, também contraída por uma mordida de um sagui, na Zona Rural do município de Missão Velha. Onde o garoto residia.

Informações 18 graus



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps