noite dessa sexta-feira (4), a Paróquia Santo Antônio de Barbalha, realizou reunião com um grupo de barbalhenses dando início aos preparativos para desencadear uma grande campanha junto aos paroquianos, cujo objetivo é arrecadar fundos para dar sequencia as obras de reforma da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, um dos templos mais bonitos de todo interior do Nordeste Brasileiro.
Nesta quarta-feira (9), pela Rádio Padre Cícero, ao meio dia no Jornal da Tarde, o barbalhense radialista João Hilário, âncora do dinâmico Jornal, estará recebendo o Padre Cícero Alencar Ferreira, Pároco da Paróquia de Santo Antônio de Barbalha, quando o religioso lançará oficialmente uma campanha junto à sociedade barbalhense para arrecadar fundos que tem como finalidade a compra de todo o material de pintura da Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
O templo passa por grande reforma a ponto de voltar a sua originalidade dos idos de 1921, quando numa extraordinária manifestação religiosa do povo da pequena cidade de Barbalha, o primeiro Bispo do Crato dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva presidiu celebração e concelebração por vários padres lançou em nome de Jesus as bênçãos da majestosa Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
Conta os mais informados sobre a história religiosa de Barbalha, que a festa alusiva à benção da Igreja durou três dias.
Datas de construção:
1860 - inicio da construção de alicerces
1892 - lançamento da pedra fundamental pelo padre Manoel Cândido dos Santos
1906 - grande quadra invernosa prejudicou o andamento das obras da Igreja
1907 – as obras foram retomadas, estrutura física concluída e coberta
1914 – Sedição de Juazeiro, tropas invadiram e saquearam Barbalha, obras foram paralisadas
1918 – obras foram retomadas
1921 – dom Quintino Rodrigues, procedeu às bênçãos da Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
De 1921 a 2011, são passados 90 anos, nesse período pequenas melhorias foram realizadas naquele templo, o ex-pároco salvatoriano padre Renato Simoneto, antes de deixar Barbalha, lançou o desejo de promover ampla reforma para estabelecer a sua própria originalidade.
Responsabilidade que ficou com os diocesanos, padres Alencar e Aldizio, os quais com a poio da população barbalhense, muito já se fez em termos de reforma, mas ainda falta a conclusão no que diz respeito à pintura.
É nesse sentido que a Paróquia de Santo Antônio de Barbalha está lançando essa campanha junto à comunidade para arrecadar fundos para a compra da tinta e outros materiais, com a finalidade de concluir ainda este ano a reforma da Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
Silva Neto
Foto: Silva Neto em 08/11/2010 primeiro Jornal da Tarde
Barbalha – CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui, seu comentário.