Malvinas News no AR Nosso portal de notícias
Asteroide 2013 TV135 aparece como o ponto mais brilhante nessa foto tirada no dia 16 de outubro, quando passou a 6,7 milhões de quilômetros. Em 2032, há uma chance em 63 mil dele acertar a Terra Foto: Virtual Escope
As chances parecem pequenas e até são, mas vale lembrar que há menos risco de ser diagnosticado de doenças como a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), por exemplo, do que ser atingido por esse asteroide. O corpo celeste mede entre 410 e 432 metros de diâmetro (essa primeira estimativa é da Nasa), maior que os 396 metros de altura do Morro do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro.
A rocha foi avistada pela primeira vez pelo Observatório Astrofísico da Crimeia (Ucrânia), e confirmada por grupos astronômicos da Itália, Espanha, Reino Unido e Rússia. O objeto foi classificado como “potencialmente perigoso” e está no nível 1 (de 0 a 10) da Escala de Turim, que mede os potenciais de danos em caso de impacto.
Os astrônomos terão uma chance de avaliar melhor os riscos de impacto somente em 2028. O 2013 TV135 viaja pelo espaço a 15km/s ou 54 mil km/h. Vale lembrar que o corpo celeste que caiu na Rússia em fevereiro e feriu mais de mil pessoas, tinha um diâmetro até 20 vezes menor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui, seu comentário.