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Segundo o comandante do Ronda do Quarteirão, o tenente-coronel Marcello de Lima Furtado, a falta de atendimento de viaturas da corporação se deve ao baixo efetivo policial do batalhão e a problemas técnicos.
Além disso, uma determinação da própria Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em maio deste ano, estabelecendo a quantidade mínima de três policiais por viatura, teria deixado alguns bairros da Capital sem a cobertura do Ronda.
De acordo com Furtado, esse seria um dos motivos para que apenas 33,6% das chamadas telefônicas feitas pelo O POVO para viaturas do Ronda tenham sido atendidas. O comandante não soube informar, porém, quais áreas estão “descobertas”.
Furtado disse ser possível que as áreas sem policiamento do Ronda sejam aquelas onde os telefones das viaturas estavam fora de área ou desligados. Doze áreas estavam nessa situação: Granja Lisboa, Mucuripe, Papicu, Henrique Jorge, Vila União, Mondubim 1, Passaré 3, Pedras, Abreulândia/Sabiaguaba, Edson Queiroz 2, Caucaia e João XIII.
Furtado afirmou que, “provavelmente, esses bairros não estão com viatura nenhuma”. O procedimento recomendado pelo comandante é ligar diretamente para o 190. “Esperamos que esse problema de efetivo seja resolvido com a convocação de novos policiais, no próximo mês de novembro”, falou o tenente-coronel, que está à frente da corporação há três semanas.
Em abril deste ano, após
O POVO denunciar a precariedade no atendimento das viaturas do Ronda do Quarteirão, a Polícia Militar instalou uma central telefônica na sede da corporação, para onde deveriam ser desviadas todas as chamadas que não fossem recebidas nas viaturas. Entretanto, das 92 chamadas telefônicas não atendidas pelas viaturas, apenas 12 foram encaminhadas à central. Nas 68 restantes, os aparelhos estavam fora de área, desligados ou ninguém atendeu.
De acordo com o comandante do Ronda, as ligações não foram transferidas porque a central telefônica está sobrecarregada. “Hoje, temos somente três pessoas atendendo as ligações na central. Como tivemos um aumento na demanda de ligações, está ocorrendo esse problema. Mas estamos com um projeto para que as chamadas não atendidas sejam desviadas também para a Ciops (Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança). Estamos avaliando a viabilidade técnica disso”, disse Furtado.
Atendimento
A eficiência no atendimento às vítimas da violência foi apresentada como uma das prioridades da gestão do atual titular da SSPDS, o delegado Servilho Paiva. Após assumir o comando da pasta, em setembro último, Servilho reiterou que preza pela qualidade do “serviço prestado”. O secretário assegurou também que o Ronda passaria por uma “repaginação”.
O POVO tentou ouvir o secretário. A assessoria de imprensa da SSPDS informou que Servilho cumpria agenda no município de Iguatu e estava impossibilitado de receber ligações.
Para ver a lista completa das ligações feitas pelo O POVO às viaturas do Ronda, acesse www.opovo.com.br
Multimídia
O atendimento do Ronda do Quarteirão é o Tema do Dia na cobertura de hoje dos veículos do Grupo de Comunicação O POVO. Confira:
Para escutar: Na rádio O POVO/CBN (FM 95,5), o tema será discutido no programa Grande Jornal, às 9 horas, e/ou no programa Revista O POVO/CBN, às 15 horas.
Para ver: A TV O POVO trará uma matéria sobre o tema no O POVONotícias, às 19h. Assista à programação pelo canal 48 (UHF e TV Show) e 23 (Multiplay).
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