O Governo do Estado ainda não honrou o seu compromisso com os grupos contemplados pelo edital do Ceará Junino deste ano. Muitos gastos ainda estão por serem pagos tanto de pessoal quando de produtos comprados para os eventos. É o caso do Festival de Quadrilhas do Sítio Estrela um dos contemplados pela Secretaria de Cultura do Ceará com R$ 15 mil. Já se passaram três meses e o dinheiro não apareceu para a quitação dos débitos.
O mesmo valor foi destinado para um festival de quadrilha em Assaré e, da mesma forma, não houve pagamento. O ex-secretário de cultura de Barbalha, Francisco Demontier dos Santos Vieira, mais conhecido como Panticola, é o atual presidente da ONG Sociedade Artística e Cultura Engenho Velho e se constitui em um dos prejudicados. Ele foi o promotor do festival do Sítio Estrela conquistado por uma quadrilha de Assaré.
Ele necessita da verba, pois lida com eventos da cultura popular e alguns já são até calendarizados como são os casos do Festival de Frevo, no mês de fevereiro, e homenagens a Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, no município de Barbalha em Dezembro. Ao todo, no Ceará, foram 20 projetos contemplados no Edital Ceará Junino edição 2011 visando a realização de festivais de quadrilhas e 78 para apoio a grupos juninos cearenses.
Os recursos estão garantidos, conforme o edital, porém os promotores dos eventos e os grupos contemplados ainda não receberam a verba e nem explicações por parte do estado. O resultado dos projetos aprovados no edital saiu no início de junho e os festivais promovidos pouco tempo depois com bastante dificuldades em termos financeiros na esperança de um rápido reembolso o que não aconteceu até o momento. Hoje, estão endividados e sem saber quando vão receber o dinheiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui, seu comentário.