Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Juazeiro do Norte-CE: 80 mil em procissão à Mãe das Dores

MALVINAS NEWS NO AR NOSSO PORTAL DE NOTICIAS
Fonte Diário do Nordeste

Elizângela Santos

O dia é de louvor à ´Mãe das Dores´. Os romeiros de todo o Nordeste se preparam para a emoção da despedida da padroeira da terra do ´Padim´, depois de vários dias em romaria nos templos católicos e ruas de Juazeiro do Norte. A procissão, na noite de ontem, com a imagem da santa pelas principais ruas da cidade, encerrou o cortejo, com a bênção do santíssimo e show pirotécnico em louvor à Nossa Senhora das Dores, na Praça do Romeiro, em frente à Basílica Santuário. A estimativa de público, conforme a administração da Basílica, é de que mais de 400 mil pessoas tenham passado pela cidade durante os festejos. Mais de 80 mil estiveram, ontem, no encerramento da festa, lotando a praça e ruas em volta. Mais uma vez, a cidade se enfeitou para dar graças, num verdadeiro espetáculo de fé.

Carros

O momento emocionante anterior foi a Procissão dos Carros, no sábado à tarde, na qual os romeiros enfeitam os veículos em homenagem à Nossa Senhora. O evento acontece todo ano. Os carros mais bem enfeitados são premiados durante a despedida dos romeiros, ocorrida hoje ao meio-dia.

O maior número de fiéis chegou à cidade nesta semana, desde que foi iniciada a romaria no último dia 10. Ônibus, caminhões e vans não deixaram de chegar até ontem de manhã e no início da tarde, para o final das comemorações. A despedida do romeiro aconteceu ao meio-dia, com a bênção dos objetos, na própria Basílica. 

"É um momento de grande alegria e estou muito emocionada de estar aqui, em mais um ano, na terra do Padre Cícero e da ´Mãe das Dores´", diz a romeira da cidade de Boca da Mata, em Alagoas, Josefa Odete Izidro. Ela vem mais de uma vez ao ano em Juazeiro e prefere estar presente nas maiores romarias. Dessa vez, não fez promessa, mas veio corresponder às graças alcançadas por meio de sua santa de devoção. A presença em massa de alagoanos é característica dessa romaria.

Pelas ruas do Centro, desde a Padre Cícero, Alencar Peixoto, passando pela São Pedro e Praça do Romeiro, no final da noite, ecoavam milhares de vozes num viva à ´Mãe das Dores´. Foram cantos e louvores direcionados a uma das santas mais festejadas do Nordeste brasileiro.

De acordo com o pároco da Basílica, Joaquim Cláudio, essa crença se fortaleceu mais ainda com o Padre Cícero, que era um devoto da ´Mãe das Dores´. Uma das mudanças que favoreceram a mobilidade neste ano está relacionada à desobstrução das principais ruas, com a retirada dos feirantes, facilitando o tráfego de veículos e de romeiros, principalmente no entorno da matriz.

O trabalho foi desenvolvido por meio da Secretaria de Meio Ambiente, com cadastramentos dos vendedores e transferência para o Mercado dos Romeiros, o conhecido "Centro de Apoio". Para o aposentado Suetônio Félix de Freitas, a mudança de parte do comércio foi uma das diferenças notadas durante essa romaria. "Foi bem mais fácil de transitar pela cidade e chegar a locais como o Horto", diz ele.

Exposições

As diversas manifestações das artes nas praças, além de lojas, mobilizam os romeiros para conheceram o comércio da cidade, que neste período fatura mais. No Cariri Garden Shopping, segue a exposição sobre ´História das Procissões´. A mostra vai até o dia 22 de setembro, em parceria com o Memorial Padre Cícero. Fotos das principais romarias da cidade, como de Nossa Senhora das Candeias, uma das mais belas, que acontece no mês de fevereiro; a de Finados, em novembro; e também a de Nossa Senhora das Dores, além da procissão das flores, na comemoração do aniversário do Padre Cícero, foram expostas, tendo um carro-andor em homenagem à padroeira da cidade.

A festa da padroeira marca do começo do ciclo das grandes romarias. No dia 29 de outubro será iniciada a romaria de Finados. Sem o tradicional cortejo das procissões que arrastam multidões, é a maior do ano, seguida apenas pela festa "Mãe das Dores´. É tratada como a romaria da Esperança e o período em que o túmulo do Padre Cícero é mais visitado, na Capela do Socorro, além de grande visitação no Santuário dos Franciscanos.

Mobilização

"Há uma mobilização muito grande do povo de Alagoas para vir. Da minha cidade, Boca da Mata, saíram vários veículos"
Josefa Odete Izidro
Dona de casa

"É sempre uma grande emoção poder presenciar esse momento de fé. Fico feliz de pedir as bênçãos de Nossa Senhora"
Suetônio Félix Freitas
Aposentado

Mais informações

Secretaria de Cultura e Romaria de Juazeiro do Norte
Rua Santo Agostinho, S/N
Centro - Cariri
(88) 3512.3380/ 3511. 1999

gif maker

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps