Malvinas News no AR
Nosso portal de notícias
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Cinturão das Águas
Durante a reunião, o chefe do executivo também destacou o andamento de obras prioritárias para o Estado, como o Cinturão das Águas do Ceará (CAC). Segundo o Governador, depois da Linha Leste, o CAC é a segunda maior obra implantada pelo Governo e que vai garantir a segurança hídrica do Estado. No próximo sábado (19), ele deve vistoriar as obras de implantação do primeiro trecho do Cinturão. "Vou ao Cariri e já quero encontrar pelo menos uma frente de trabalho em cada um dos quatro lotes do primeiro trecho, já que o quinto lote vai encerrar o processo de licitação. O Tribunal de Contas da União liberou o lote V, que estava aguardando uma avaliação, e hoje nós temos todos os lotes. Só no trecho V estamos falando de investimento da ordem de R$ 230 milhões, o total dessa obra nas cinco frentes, é algo em torno de R$1,5 bilhão", destacou. Cid Gomes.
Com 158 km de extensão, o primeiro trecho do CAC vai levar água do reservatório Jati, no Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco para toda a região do Cariri, passando pelo rio Cariús, afluente do Jaguaribe, chegando até o açude Orós. Trata-se de um amplo sistema, a partir de um canal principal com 30 m³/s de vazão, capaz de abastecer 17 municípios cearenses com água para consumo humano, hidratação animal e também para promoção da agricultura irrigada e de atividades industriais. Os municípios beneficiados são: Jati, Porteiras, Brejo Santo, Abaiara, Mauriti, Barbalha, Crato, Milagres, Nova Olinda, Farias Brito, Lavras da Mangabeira, Aurora, Cariús, Iguatu, Quixelô, Icó e Orós.
MAPP
Ainda durante a reunião foram avaliados execução de ações e obras do Estado. "Devemos acompanhar com o maior nível de precisão possível o grau de execução das obras e das ações finalísticas que o Governo planejou para o ano de 2013. Nós já estamos entrando no último trimestre do ano, é hora de atualizarmos e já trabalhar na programação do ano que vem, que tem que ser entregue na Assembleia Legislativa ainda esse mês", concluiu Cid Gomes.
Estamos fazendo a duplicação do Anel Viário que tá bem avançada, que sai de Caucaia e vai até a BR-222 e a BR-020, e além dessa obra, fizemos a reunião com a ministra Míria para avaliar o andamento da Refinaria. O diretor da Petrobras informou que a área já está sendo cercado, uma área que foi doada pelo governo do Estado para a Petrobras de 1940 hectares, o Estado já está em estado avançado na duplicação da CE-085 que quando é simples passa no meio do terreno da refinaria, então nós estamos fazendo o desvio disso e ao mesmo tempo duplicando. Essas obras deverão estar prontas em janeiro de 2014. E a Petrobras anunciou que já com o estudo de viabilidade concluído, deve lançar os editais de obras por volta de abril de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui, seu comentário.