Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Bento XVI autoriza início antecipado da escolha de seu sucessor

MALVINAS NEWS NO AR NOSSO PORTAL DE NOTICIAS

Mudança permite que cardeais antecipem conclave.
Saída do Papa ocorre na próxima quinta-feira (28).

Papa Bento XVI (Foto: Getty Images)



Papa Bento XIVI (Foto: Getty Images)
O Papa Bento XVI aprovou nesta segunda-feira (25) mudanças nas normas que regulam o conclave que vai escolher seu sucessor, a fim de permitir que ele possa começar mais rapidamente.
A mudança na lei significa que os cardeais não vão mais precisar esperar 15 dias depois da saída de Bento XVI para iniciar a reunião em Roma.
"Deixo ao Colégio dos Cardeais a possibilidade de antecipar o começo do conclave uma vez que todos os cardeais estejam presentes, ou atrasar em alguns dias o começo da eleição se ocorrer algum problema grave", disse o papa em uma declaração lida pelo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.
As autoridades do Vaticano explicaram que a mudança foi, em parte, devido ao fato de as normas terem sido escritas principalmente para um conclave ocorrendo em caso de morte de um papa e não em caso de renúncia.
Páscoa
Bento XVI anunciou que irá deixar o comando da igreja no próximo dia 28, numa decisão que surpreendeu o mundo. Ele é o primeiro papa a renunciar ao cargo em quase 600 anos.

A decisão sobre o início do conclave será tomada pelos cardeais, mas a reunião não deve começar no mesmo dia da renúncia do papa.
Se o conclave começasse no meio do mês de março, como estava previsto inicialmente, a Igreja teria pouco tempo entre a escolha do novo líder e o início de um dos períodos mais importantes no calendário católico, a semana da Páscoa, que começa no dia 24 de março.
De acordo com o correspondente da BBC no Vaticano David Willey, com estas mudanças o papa deu uma indicação de que quer diminuir o tempo em que o Vaticano deve ficar sem liderança.
Willey acrescenta que agora o esperado é que os cardeais iniciem o conclave por volta do dia 11 de março.
O processo de escolha de um novo Papa envolve cardeais do mundo inteiro, reunidos em Roma. Eles vão fazer uma série de votações secretas até que um dos cardeais receba dois terços dos votos.
Renúncia
A notícia sobre a emenda aprovada que pode antecipar a realização do conclave foi dada no momento em que o papa aceitou a renúncia do homem mais importante na hierarquia da Igreja Católica na Grã-Bretanha, o cardeal Keith O'Brien.

O clérigo, que previa se aposentar no final do mês que vem, quando completa 75 anos, é acusado por três padres e um ex-sacerdote de ter se 'comportado de maneira inapropriada' nos anos 80.
As quatro testemunhas alegam terem sido vítimas de assédio sexual. O'Brien, que nega as acusações, já confirmou que não vai participar do conclave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps