Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Chuvas no Ceará: Barroquinha tem a maior precipitação

MALVINAS NEWS NO AR NOSSO PORTAL DE NOTICIAS
Fonte Diário do Nordeste

A infraestrutura precária já se evidencia nos alagamentos em cidades da Zona Norte, com os registros das primeiras chuvas da quadra invernosa deste ano. Funceme prevê mais precipitações nos próximos dias


A infraestrutura precária já se evidencia nos alagamentos em cidades da Zona Norte, com os registros das primeiras chuvas da quadra invernosa deste ano. Funceme prevê mais precipitações nos próximos dias
Russas. O Ceará registrou chuvas em todas as regiões no último fim de semana e ontem. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), foram registradas precipitações em 121 municípios cearenses. Para os próximos dias a previsão é de mais chuva em várias cidades.

A cidade de Barroquinha, no Litoral Norte, registrou a maior chuva, atingindo 71,3mm, seguindo o município de Pedra Branca, onde foi registrado um volume de 57mm. Em outras duas cidades, a chuva também ficou acima de 50mm, sendo elas Milhã (54mm) e Sobral (51,6mm).

Dentre as maiores chuvas registradas no Estado destacaram-se Pentecoste (47mm), Barreiras (45 mm) e Senador Pompeu (45 mm). A região da Ibiapaba foi a que registrou menos volume de chuvas, sendo a máxima de 38mm em Ubajara. As menores chuvas aconteceram em Potiretama, no Vale do Jaguaribe, e Lavras da Mangabeira, no Cariri. O volume de chuvas registradas até agora não tem sido suficiente para elevar o nível hídrico dos açudes.

Segundo afirmou o gerente da Bacia do Baixo e Médio Jaguaribe da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), Almeida Chaves, é preciso mais precipitações para melhorar a condição dos reservatórios. Devido ao baixo nível dos mananciais, várias cidades estão sofrendo com o colapso no abastecimento de água. De acordo com Almeida, a água voltou a ser liberada para o afluente e o problema deverá se normalizar nos próximos dias.

A situação tem preocupado autoridades locais que estão se mobilizando para reivindicar o aumento na vazão de água para o Rio Jaguaribe que abastece este município. Amanhã, haverá reunião sobre a locação das águas dos açudes Banabuiú, Castanhão e Orós, no Núcleo de Informação Tecnológica (NIT), em Limoeiro do Norte, a partir das 9hs. Dentre vários temas, serão tratadas principalmente a vazão de água dos açudes para os afluentes da região.

Enquanto isso, o Comitê Integrado de Combate à Seca do Estado do Ceará se reuniu, ontem, com a bancada federal cearense e com representantes do Pacto de Cooperação da Agropecuária do Ceará (Agropacto) para discutir ações para garantir a convivência com a seca.

A ideia foi debater a utilização dos perímetros irrigados administrados pelo Dnocs para a produção de forragem para a alimentação do rebanho, caso se confirme a previsão de mais um ano de seca. Experiência nesse sentido já vem sendo desenvolvida em Limoeiro do Norte.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), Flávio Saboya, disse que o objetivo é negociar com o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) o uso dos perímetros irrigados administrados pelo órgão para a produção de forragem para a alimentação do rebanho.

"Sugerimos que Governo aplique uma medida provisória, autorizando o uso dos perímetros", apelou o líder classista.

CHUVAS NO CEARÁ
Município             mm
Barroquinha.................................................71

Pedra Branca...............................................57

Milhã................................................................54

Sobral...........................................................51,6

Pentecoste.....................................................47

Barreira...........................................................45

Senador Pompeu........................................45

Umari...........................................................42,4

São Gonçalo do Amarante......................38

Ubajara............................................................38

Meruoca......................................................35,4

Senador Sá.....................................................35

Coreaú..............................................................35

Quixeramobim............................................33

Independência.............................................33

Fonte: FUNCEME
Mais Informações
FUNCEME
Fortaleza
Telefone: (85) 3101.1117
Cogerh - Limoeiro do Norte
Telefone: (88) 3423.5000



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps