Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Empresas da Zona Norte provam eficiência na arrecadação de ICMS

MALVINAS NEWS NO AR NOSSO PORTAL DE NOTICIAS
Fonte Diario do Nordeste



Com três edições realizadas em regiões do Interior do Estado, premiação reconhece maiores arrecadadores

Tianguá Depois das regiões Centro-Sul e Cariri, o Prêmio Contribuintes 2012 chegou à região Norte do Ceará. A solenidade foi realizada ontem, no auditório do Serra Grande Hotel, nesta cidade da Serra da Ibiapaba. O objetivo do evento é reconhecer as empresas que contribuíram com maior arrecadação integral do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A premiação é uma iniciativa do Sistema Verdes Mares e Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Setor de calçados ativa economia na Zona Norte, tendo Sobral como polo FOTO: SILVANA TARELHO
Além de homenagear as empresas com maior valor de arrecadação do ICMS, a premiação, que chega à sua 6ª edição, é um momento de congratulação entre os empreendedores e de sensibilização ao setor econômico. A próxima e última solenidade ocorrerá em Fortaleza, no dia 28 deste mês. A premiação conta com o patrocínio do Grupo M. Dias Branco, Operadora de Telecomunicações OI, Banco do Nordeste (BNB) e Bradesco.

A Região Norte recolheu, em 2012, mais de R$ 230 milhões de ICMS, 3,02% do total do Estado. É a segunda maior arrecadação do imposto no Ceará, ficando apenas atrás da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A cidade polo da região é Sobral que se evidencia economicamente com importante parque industrial, com destaque para o setor de produção de calçados, alimentos e cimento.

No total, são 52 municípios que integram a Zona Norte. Destaque para as cidades de Sobral, São Benedito, Itapipoca, Ubajara, Itapajé, Trairi e Camocim. O secretário da Fazenda do Estado, Mauro Benevides Filho, ressaltou a importância da premiação como uma ferramenta de estímulo à contribuição voluntária de impostos.

Segundo Mauro Filho, o Prêmio Contribuintes é uma forma de agraciar e reconhecer empresas que regularmente fazem o repasse do ICMS. "Essas empresas demonstram que é possível uma relação sadia entre os setores privado e público", frisou. A premiação contempla também as micros e pequenas empresas, além de entidades filantrópicas que mais contribuíram para o programa "Sua Nota Vale Dinheiro" e faz homenagem aos profissionais de contabilidade, com destaque na região.

A exemplo dos dois eventos anteriores, ontem, em Tianguá, houve palestra do ex-ministro da Fazenda, Ciro Gomes, que falou sobre a crise econômica internacional e os reflexos no Brasil. Com base política em Sobral, o ex-governador do Ceará contribuiu na década de 1990 para o impulso de industrialização e crescimento da cidade e da região Norte. Ao fim do evento, aconteceu festa com as duplas Betinho e Tainá e Ítalo e Renno.

Os dados de recolhimento do ICMS em 2012 revelam que 91,58% são oriundos de empresas da Capital e de municípios da Região Metropolitana de Fortaleza. O Interior responde apenas por um pouco mais de 8%.

Participação
Tendo por base o período de janeiro a dezembro de 2012, a região Norte (Sobral) lidera, no Interior, a arrecadação de ICMS com 3,02%. Em segundo lugar está a região Sul (Cariri cearense) com 2,80%. O Sertão Central vem ganhando impulso e já ocupa a terceira posição com 1,53%; e em quarta colocação está o Centro-Sul, com 1,08%.

O Norte do Estado, portanto, lidera a arrecadação no Interior. Municípios como Acaraú, Amontada, Camocim, Itapipoca, Tianguá, São Benedito, Ubajara e Viçosa impulsionam a arrecadação de impostos no Norte do Estado por meio da indústria e do comércio. Sobral é a cidade que mais gera receita de ICMS ao Ceará na região. Dos 160 mil contribuintes ativos no Estado, mais de 23 mil estão localizados entre os 52 municípios que compõem a região.

Sobral tem uma população de mais de 188 mil pessoas, um crescimento de 21,22% em dez anos. Neste período, o contingente urbano expandiu-se. Esta fatia elevou sua participação, passando de 86% da população da cidade para 88%. Na zona rural, caiu de 13% para 11%, em igual comparação. Há uma tendência, portanto, de crescimento contínuo do centro urbano. Indústria, comércio e serviços atraem a população do meio rural e de municípios vizinhos.

O número de empregos formais soma mais de 42mil. O setor com maior representatividade é a indústria de transformação com mais de 20 mil vagas, seguida por serviços (8.488), comércio (6.718), administração pública (2.687), construção civil (1.515), serviços industriais de utilidade pública (328) e atividade extrativa mineral (160). Os dados são do Ipece (Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará), referentes ao resultado de 2010.

Para os especialistas, Sobral vivencia o seu quarto ciclo de desenvolvimento. Até o fim deste ano, serão cinco novos empreendimentos.

Mais informações
Prêmio Contribuintes
Solenidade de encerramento acontecerá dia 28, em Fortaleza, às 20h, no La Manson, Rua Engenheiro Luiz Vieira, 555, Papicu



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps