MALVINAS NEWS NO AR NOSSO PORTAL DE NOTICIAS
Fonte G1
O cardeal indonésio Julius Riyadi Darmaatmadja, arcebispo emérito de Jacarta, anunciou que não irá a Roma para participar do Conclave que elegerá o sucessor de Bento XVI, segundo divulgou a agência “AsiaNews” nesta quinta-feira (21). Com isso, o número de cardeais eleitores cai de 117 para 116.
Darmaatmadja, de 78 anos, alegou como motivo para sua ausência a progressiva deterioração de sua saúde física. Segundo a agência, a escolha de não viajar foi feita de maneira “livre e pessoal”. O cardeal vive atualmente em um alojamento de jesuítas na ilha de Java.
Segundo a agência, o cardeal tem dificuldades para ler textos e documentos, o que dificultaria sua participação no Conclave de modo autônomo e convento.
O cardeal também afirmou à agência “entender perfeitamente” a decisão de Bento XVI de renunciar ao pontificado por motivos de saúde. O próprio cardeal deixou de ser arcebispo de Jacarta aos 75 anos, também devido às suas condições de saúde.
Podem participar do Conclave e votar no sucessor de Bento XVI todos os cardeais com até 79 anos de idade no início da Sé Vacante – número que será de 117 no dia 28 de fevereiro, quando o Papa renunciará. Com a confirmação de que Darmaatmadja não viajará, o número de eleitores fica em 116.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui, seu comentário.