Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Fim do horário de verão

MALVINAS NEWS NOSSO PORTAL DE NOTICIAS

Fonte G1


O horário de verão começou a partir da 0h do dia 21 de outubro e a expectativa era economizar 0,5% do consumo de energia elétrica, um total de 88.000 MWh segundo a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).


A quantidade economizada nos 119 dias da medida, que termina dia 16 de fevereiro de 2013, é suficiente para abastecer uma cidade do porte de Belo Horizonte (MG), com quase 2,4 milhões de habitantes, por dez dias.

Os relógios forão adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no Distrito Federal. Com os dias mais longos é possível aproveitar por mais tempo a luz natural, reduzindo o consumo de energia elétrica, principalmente no horário de pico, das 18h às 21h.
De acordo com o líder de negócios da Cemig na região Leste de Minas, Claudemiro Dantas, o horário de verão deverá diminui o risco de apagões. “Nesse período em que temos escassez de água nas usinas e elas passam a trabalhar com um limite crítico, a economia gerada com o horário de verão é muito importante porque diminui o risco de apagões”, diz Claudemiro
Segundo Dantas, para o consumidor residencial, a redução mensal pode chegar a 5%. “Às vezes esse consumidor não percebe porque nesse período de altas temperaturas utiliza-se mais ventiladores, ares-condicionados, abre-se mais a geladeira e assim o consumo aumenta. Desta forma, se não fosse o horário de verão, nesse período poderia haver um aumento na conta de energia”, explica.
Porém, Claudemiro Dantas destaca que se o consumidor promover algumas mudanças dos hábitos de consumo, essa economia pode ser ainda maior.


“É importante nesse período reduzir termostatos no chuveiro, aquecedor, condicionador de ar, geladeira ou freezer; desligar equipamentos elétricos e eletrônicos quando não estiverem em uso; evitar acender lâmpadas durante o dia, aproveitando ao máximo a iluminação natural; evitar abrir a geladeira frequentemente”, diz.

Outras dicas
Tomadas quentes são sinônimo de desperdício. Por isso, evite o uso de benjamins. Emendas mal feitas ou com fios de bitolas diferentes causam perda de energia.
Nunca deixe seu aparelho "dormir" carregando. Ou seja, dê a carga e retire-os da tomada. Para câmeras digitais que não usam pilhas, aplica-se a mesma regra do celular. Só carregue o tempo necessário especificado no manual.
Quando não estiver usando, mantenha o monitor desligado e o estabilizador desconectado da tomada. Dê preferência aos notebooks que consomem menos energia. Um computador ligado durante uma hora por dia consome em média 5 kWh por mês. No decorrer de um ano, a economia decorrente do desligamento do computador durante uma hora a menos será de 60 kWh. Não deixe os acessórios do computador (impressora, estabilizador, etc.) ligados sem necessidade.
Histórico
O horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931. Já de forma consecutiva, a medida ocorre há 27 anos. Esta é a 42ª edição. Os estados que adotam a medida são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Distrito Federal.
A hora de verão tem início  todos os anos a partir de zero hora do terceiro domingo do mês de outubro, até a zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte. Em caso de coincidência entre o domingo previsto para o término do horário de verão e o domingo de Carnaval, o encerramento ocorrerá no domingo seguinte.
É o caso do Carnaval de 2013, que será comemorado nos dias 9, 10, 11 e 12 de fevereiro, e com isso, o horário de verão de 2013 será encerrado no próximo domingo dia 16 de fevereiro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps